André Gomes

O secretário de Cultura, Luís Henrique Bulcão, em visita à região tocantina na sexta-feira passada (20), fez um grande encontro com gestores municipais, vereadores, produtores e ativistas culturais.
No encontro, ocorrido na cidade de Governador Edison Lobão, o secretário passou informações importantes para que a cultura local obtenha um grande avanço. Ele foi prático e sucinto em seus esclarecimentos.

Lei Estadual de Incentivo à Cultura
A Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão tem disponível doze milhões de reais para serem repassados para os municípios que se habilitarem. O secretário Luís Bulcão fez severas reclamações aos prefeitos e secretários municipais de Cultura por não se habilitarem em tempo hábil.
Luís Bulcão afirmou que, por falta de habilitação, são devolvidos recursos de sua secretaria, o que não pode acontecer. “Eu vou disponibilizar aos senhores assessores nesta região para dar-lhes todos os esclarecimentos. Já fica aqui o produtor cultural Osório Neto para dar esclarecimentos aos senhores, como também todas as informações necessárias para os projetos”, declarou o secretário.

Calendário cultural
O secretário Bulcão pede que cada município faça seu calendário dos períodos de eventos. De posse desse calendário, a Secretaria Estadual de Cultura tem amplas condições de atender às solicitações, já que seus projetos estão empenhados dentro da programação do seu calendário. A secretaria está preparada para tal finalidade.

Mesorregião
Para fazer um trabalho de maior proximidade dos munícipes, o secretário vai dividir por região, criando assim a chamada mesorregião. Desta forma, será possível fazer um acompanhamento do desenvolvimento cultural por região e o povo será o melhor termômetro com suas participações.

Inclusão social
O secretário Luís Bulcão trouxe em sua bagagem dez violões e anunciou a criação da escola de música em Imperatriz. Os violões foram adquiridos através de uma doação da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e os instrumentos de sopro já se encontravam em Imperatriz. Para ele, com este trabalho, “será dado um grande passo na inclusão social. Vamos tirar muitos jovens das drogas”.

Escola de música
A escola de música vai ter início no mês de março deste ano e será comandada pelo “Instituto Sotaque”, que fica localizado na Rua 15 de Novembro, 523 - Centro, onde já acontecem diversas atividades artísticas e culturais através do Ponto de Cultura Projeto Me Leva que Eu Vou, patrocinado pelo Ministério da Cultura, em parceira com o Governo do Estado. Contato: Osório Neto (99) 9144-0987, 8818-6177 e 8135-7574.
A escola de música vai se estender também aos municípios de Governador Edison Lobão, Montes Altos e São Francisco do Brejão, onde serão criados grupos de dança de cacuriá, bumba-meu-boi e tambor de crioula.

Carnaval
Os municípios presentes solicitaram do secretário Luís Bulcão recurso financeiro para realização do carnaval. Bulcão deu todo o aval ao seu assessor Osório Neto para auxiliar os municípios na elaboração dos projetos referentes ao carnaval para que os mesmos possam dar entrada na SECMA com seus referidos documentos para serem contemplados.
Os mesmos estão de viagem marcada nesta quarta-feira a São Luís para outro encontro com o secretário de Cultura para darem entrada nos seus projetos.

Municípios presentes
Estiveram presentes no encontro os representantes do seguintes municípios: Vila Nova dos Martírios, João Lisboa, Senador La Rocque, Porto Franco, Sítio Novo do Maranhão, São Francisco do Brejão, com o prefeito Alexandre e o secretário de Cultura; Montes Altos, com o prefeito Valdivino e seu secretário de Cultura; Ribamar Fiquene, com o prefeito interino Luis Sabino e o assessor de Comunicação Marcelo Rodrigues, e Governador Edison Lobão, representado pelo prefeito Lourencio e assessores.