O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, fechou na última quarta-feira (18) agenda de compromissos em Brasília com audiências no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
Em audiência com o ministro Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, Cláudio Azevedo apresentou o Plano Maranhense de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura e recebeu o apoio do Ministro da Pesca. “Pautamos o plano estadual em convergência com o ‘Plano Amazônia Sustentável de Aquicultura e Pesca’ (PASAP), que foi desenvolvido sob a coordenação do MPA, de forma a incluir o máximo de demandas maranhenses nas ações do Ministério”, explicou o secretário, que participou da reunião acompanhado do superintendente de Pesca e Aquicultura da Sagrima, José de Ribamar Pereira.
De acordo com Cláudio Azevedo, o próximo passo é cadastrar as demandas maranhenses no Sistema do MPA para execução a partir deste ano. “O Maranhão tem o segundo maior litoral do país, com mais de 600 km de extensão, fora nosso potencial fluvial. Mostramos ao Ministro Luiz Sérgio que o Maranhão merece um olhar especial que nos ajude a desenvolver esse enorme potencial pesqueiro e aquícola”, comentou Cláudio Azevedo.
Codevasf
Em outra audiência, o secretário Cláudio Azevedo foi recebido pelo recém-empossado presidente interino da Codevasf, Guilherme Almeida, que confirmou a implantação da 8ª Superintendência do órgão no Maranhão. “Vamos finalmente receber uma superintendência local da Codevasf, que já contribuiu tanto para o desenvolvimento do setor produtivo em estados vizinhos, como o Piauí, e que sempre teve atuação muito tímida no Maranhão, apesar de termos mais de 100 municípios incluídos na área de atuação do órgão, que envolve as Bacias Hidrográficas do Parnaíba e Mearim”, ressaltou.
Durante a reunião com a Codevasf, Cláudio Azevedo também tratou das ações de implantação do Programa Água para Todos no Estado, sobretudo a discussão do cronograma de implantação de cisternas de consumo e produção durante o ano de 2012.
A Codevasf é o órgão executor das demandas do Ministério da Integração Nacional - ao qual está vinculada - no programa federal de universalização do acesso à água para população incluída na faixa da extrema pobreza. O outro órgão executor do programa federal é o MDS. (Raquel Araújo)
Comentários