Reunião de técnicos da Sedes com prefeitos

São Luís - O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, se reuniu, nessa sexta-feira (9), às 10 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), com 21 prefeituras maranhenses, para discutirem sobre o Programa Água para Todos.
Presentes na reunião o prefeito de Peri-Mirim, Afonso Lopes; de Afonso Cunha, José Leany; de Bacurituba, Filomena Ribeiro Barros; além do secretário-adjunto de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Kleber Gomes, superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional (Sedes), Luis Fernando Amorim, e gestores e técnicos da área da Assistência Social e da Agricultura.
Esta é a primeira Etapa do Convênio nº 018/2011, do Ministério de Desenvolvimento Social/Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (MDS) com o Governo do Estado, por meio da Sedes, que contempla 30 municípios maranhenses.
Além dos nove municípios contemplados inicialmente (Guimarães, Central do Maranhão, Cururupu, Bacuri, Cedral, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu), foram incluídos mais 21, os quais participaram da reunião são: Afonso Cunha, Alcântara, Axixá, Bacurituba, Barreirinhas, Belágua, Bequimão, Cachoeira Grande, Cajapió, Chapadinha, Icatu, Morros, Nina Rodrigues, Palmeirândia, Paulino Neves, Peri-Mirim, Presidente Vargas, Primeira Cruz, São Bento, Umberto de Campos e Urbano Santos.
O objetivo do projeto é beneficiar as famílias de baixa renda com dificuldades de acesso a água para consumo humano e para a produção de alimentos, mediante a construção de cisternas de 16 mil litros para consumo e cisternas de produção, de 52 mil litros, de açudes comunitários com capacidade de 1500 m³ e quintais produtivos, bem como proporcionar capacitação de agricultores e pescadores e formação dessas famílias em gestão da água para a garantia da sua segurança alimentar e nutricional.

Público alvo
As famílias que terão acesso ao benefício são as que se encontram em situação de pobreza extrema e estão inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico), residentes na zona rural e que não disponham de fonte de água ou de meios suficientemente adequados para armazená-la.
Para o secretário Chico Gomes, o projeto é importante para a população da zona rural que sofre com a falta d’água. “O acesso a água com baixo custo é importante, pois, assegura a produção de pequenas culturas, criação de peixes e de pequenos animais. Isso contribuirá para o desenvolvimento das comunidades”.
Para Afonso Lopes, prefeito de Peri-Mirim, o momento não poderia ser melhor para as famílias de agricultores familiares. “Iremos contribuir da melhor forma possível no desenvolvimento do projeto”, destacou.