Representantes das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) e da Ong Plan International Brasil se reuniram, nessa terça-feira (18), na sede da Seduc, em São Luís, para discutir a implantação do projeto “Por ser menina”.
Durante a reunião, representantes da Ong apresentaram o projeto, desenvolvido pela entidade, que visa a melhoria da qualidade de vida e a correção da evasão escolar de meninas em situação de vulnerabilidade social, na transição entre as séries finais do ensino fundamental e início do ensino médio.
Segundo a assessora de Gênero da Plan, Célia Bonilha, “o projeto busca a parceria com a Seduc no sentido de garantir o empoderamento das meninas, de modo a diminuir a desigualdade histórica na evolução escolar fruto da desigualdade de gênero e do machismo”, disse.
O secretário de Educação, Pedro Fernandes, garantiu apoio à iniciativa, destacando a relevância no contexto das diretrizes curriculares estaduais. “O projeto é uma interessante iniciativa e se adéqua ao proposto pelas diretrizes curriculares estaduais, onde temas de gênero e educação fiscal podem ser trabalhados de maneira transversal”, realçou.
Participaram, ainda, da reunião o diretor de projetos da Plan, Dirk Hegmens; a consultora Elaine Azevedo; superintendente de promoção dos direitos humanos, Maria de Guadalupe Barros; o representante da Sedes, Adécio Vieira; as secretárias-adjuntas de ensino, Leuzinete Pereira, e projetos especiais, Conceição Andrade; a supervisora de currículo da Seduc, Conceição Lisboa e a superintendente de educação básica, Lucinete Vilanova.
Uma nova reunião deverá acontecer nos próximos dias para alinhamento das ações entre as secretarias, no sentido de estabelecer o direcionamento do trabalho e a formalização da parceria.
Publicado em Geral na Edição Nº 14935
Comentários