São Luís - A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e o Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faema/Senar) assinaram, na manhã dessa quinta-feira (17), Termo de Cooperação Técnica que tem como objetivo a capacitação de trabalhadores e pequenos e médios produtores rurais do Maranhão.
A assinatura do documento aconteceu durante a Primeira Reunião Ordinária do Conselho de Representantes do ano de 2012 da Faema. “Essas ações conjuntas já vinham acontecendo. Hoje nós estamos formalizando essa parceria e onde a Sagrima atuar com ações, como por exemplo, a instalação de kits de irrigação e a distribuição de sementes, a Faema e o Senar irão capacitar o público beneficiado com os equipamentos e os insumos básicos”, explicou o secretário-adjunto da Sagrima e também vice-presidente da Faema/Senar, Raimundo Coelho de Sousa.
O encontro foi conduzido pelo presidente do Sistema Faema/Senar, Hilton Coelho, e contou, também, com a participação do chefe de gabinete da Sagrima, Severino Pessoa; o superintendente do Senar do Maranhão, Luís Figueiredo; e o superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Sagrima, Antônio Jorge Dino, além de presidentes de 50 sindicatos rurais ligados à Faema.
De acordo com José Hilton Coelho de Sousa, o sistema Faema/Senar tem contribuído significativamente para o crescimento do setor rural do Maranhão e para a evolução profissional do homem do campo, graças ao sucesso da formação de mão de obra rural. “Só em 2011 foram realizados 1.463 cursos, com 25.234 participantes, distribuídos em programas de Formação Profissional Rural, Promoção Social, Empreendedor Rural, Negócio Certo Rural, Sebraetec, Com licença vou à luta e o Útero é Vida.
Durante o encontro, Raimundo Coelho falou que, apesar da seca que está ocorrendo no Maranhão, a previsão do IBGE é de este ano o estado colha uma safra de 3,524 milhões de toneladas de soja, milho, feijão e algodão, representando um incremento de 6,5%, quando comparado à safra de 2010/2011.
Ele ressaltou que a Sagrima está contribuindo com a produção de grãos por meio do Programa Plantar e Colher no Maranhão, que este ano distribuiu 2.283 toneladas de sementes de arroz, milho e feijão, além de 3.250 quilos de sementes de frutas e hortaliças.
Hilton Coelho ressaltou a participação do setor agropecuário para o crescimento do Brasil. “Temos orgulho do nosso setor rural, pois é o único superavitário da balança comercial brasileira, responsável por 37% das exportações, 22,4% do PIB e 1/3 dos empregos do país”, afirmou José Hilton. (Vitória Castro)
Publicado em Geral na Edição Nº 14405
Comentários