O titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, e o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão, João Martins participaram, juntamente com o prefeito de Matões do Norte, Solimar Oliveira, da abertura da colheita no povoado Agro Alegre 2, a 130 km de São Luís.
O povoado Agro Alegre 2 recebeu há três meses o primeiro dos 300 kits distribuídos pela Codevasf, como parte da segunda etapa do Programa Água para Todos, integrante do Plano Brasil sem Miséria, voltado para o incentivo à produção agrícola de famílias que vivem na zona rural. O equipamento, que utiliza tecnologia de gotejamento, foi instalado no quintal da casa do lavrador José de Ribamar Lima, que plantou milho em uma área de 500 m², de onde colheu 1.500 espigas, que lhe renderão cerca de R$ 1.200,00. “Antigamente eu tinha que esperar chegar o inverno para poder plantar. Ficava oito meses sem produzir, sem trabalhar, sem ganhar dinheiro, porque dependia da chuva para poder plantar alguma coisa. Agora eu posso plantar 3 a 4 vezes no ano. A vida vai melhorar muito”, disse o lavrador.
O seu vizinho e irmão, o lavrador José dos Santos, resolveu acrescentar outras culturas, além do milho, à lavoura que montou no quintal. Na mesma área de 500m² o produtor plantou milho para a venda e hortaliças e frutas para o consumo da família. “Antes a gente tinha que andar 4 km até a área onde a gente plantava, que nem era nossa e dependíamos de inverno. Hoje a gente planta dentro de casa e tem dinheiro o ano inteiro”, comemora o agricultor.
“Fico muito feliz em ver que uma tecnologia tão simples está mudando e melhorando a vida dos nossos agricultores. O Maranhão é um estado com enorme vocação produtiva. Onde a agricultura e a pecuária são fortes o IDH é mais alto, a vida é melhor. Isso, mais uma vez é provado aqui, onde pequenas áreas receberam um incentivo e essas pessoas, que dependiam exclusivamente da chegada das chuvas para plantar, hoje podem produzir praticamente durante todo o ano. O melhor é ver que isso é resultado de um esforço conjunto dos governos estadual e federal e das prefeituras”, destacou o secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo.
O superintendente da Codevasf destacou o sucesso da parceria entre as esferas de governo. “O que viemos ver aqui não é apenas uma colheita agrícola. Aqui testemunhamos os resultados sociais de um trabalho realizado através de uma parceria profícua entre o Governo do Estado, através da Sagrima, e o Governo Federal, através da Codevasf, com o suporte imprescindível das prefeituras, que acompanham essas famílias e custeiam a assistência técnica às lavouras, para que esse trabalho tenha efetivamente continuidade”, declarou o superintendente da Codevasf, no Maranhão, João Martins.
Um dos 15 municípios selecionados para receber os kits de irrigação, Matões do Norte tem sido modelo para o estado na implantação de projetos ligados ao Programa Água Para Todos. O prefeito Solimar Oliveira afirmou que o programa tem sido muito importante para melhorar a vida da população rural da região. “Temos orgulho de ser o município piloto do programa, onde foram instaladas as primeiras cisternas de consumo e, agora, os primeiros kits de irrigação. É uma ação que transforma a vida das pessoas, dando mais dignidade e oportunidades”, destacou.
Além de Matões do Norte foram beneficiados com os kits de irrigação os municípios de Cantanhede, Colinas, Vargem Grande, Lago da Pedra, Marajá do Sena, Santa Inês, São Raimundo Doca Bezerra, Vitória do Mearim, Vitorino Freire, Água Doce, Anapurus, Brejo, Milagres e São Bernardo. Cada um recebeu 20 kits de irrigação individuais para atender áreas de até 500m². A manutenção dos kits é extremamente simples e o uso na lavoura não demanda mais do que duas horas diárias, permitindo a produção consorciada de culturas, seja para subsistência ou para comercializar.
O Programa Água Para Todos está sendo executado desde o ano passado no Maranhão. Nesta nova etapa, voltada para garantir o acesso à água para produção agrícola, as ações incluem, além da distribuição de kits de irrigação, a instalação de SSAA (Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água) e construção de pequenas barragens pela Codevasf, em parceria com a Sagrima.
Publicado em Geral na Edição Nº 14862
Comentários