São Luís - A governadora Roseana Sarney recebeu, na tarde dessa quarta-feira (1º), no Palácio dos Leões, representantes do Departamento Nacional de Obras Contra Secas (Dnocs). Na reunião, com presença do diretor-geral do órgão, Emerson Fernandes Daniel, foram tratados temas como a intensificação dos investimentos no Maranhão e a recuperação de barragens localizadas no estado. No período da manhã, a equipe do Dnocs visitou o Tabuleiro de São Bernardo, no município de Magalhães de Almeida.
Também participaram do encontro no Palácio dos Leões, os secretários de Estado Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo; de Infraestrutura, Max Barros; o diretor de Produção e Desenvolvimento Tecnológico do Dnocs, Laucimar Gomes Loyola; e o procurador chefe do órgão, Francisco Arlem.
O órgão federal, ligado ao Ministério da Integração Nacional, tem três grandes projetos de irrigação no estado: os distritos de Irrigação do Tabuleiro São Bernardo, Barragem do Flores, no centro-leste do estado, e a Barragem do Pericumã, na Baixada Maranhense.
“Viemos reafirmar o comprometimento do Dnocs de fazer com que o perímetro irrigado pelas barragens alcance uma dimensão maior, como foi devidamente planejado, visando melhorar as condições de vida da população que vive no entorno dessas obras”, destacou o diretor-geral, Emerson Fernandes Daniel.
Inclusão produtiva
De acordo com o secretário Fernando Fialho, a vinda dos representantes do órgão contempla o programa de Combate à Pobreza Extrema, pois o trabalho tem como foco a inclusão produtiva. “Nossa expectativa é que com os investimentos que o Dnocs vai fazer, autorizados pelo Governo Federal, seja possível ampliar o alcance da área irrigada para 2.500 hectares em lotes. Assim, teremos muito mais agricultores produzindo, gerando renda e incrementando a economia”, ressaltou.
Fernando Fialho informou, ainda, que o projeto do Tabuleiro de São Bernardo possui toda a infraestrutura de captação de água, tendo 150 hectares em plena produção, beneficiando mais de 78 famílias de agricultores. Na área, são produzidas frutas como melancia, banana, mamão, laranja, além de diversas hortaliças.
Para o secretário Cláudio Azevedo, o investimento nos distritos de irrigação do estado vai beneficiar, principalmente, o agricultor familiar. “O Governo do Estado busca a parceria com o Dnocs para que seja possível revitalizar esses distritos, fazendo a inclusão produtiva de pequenos produtores”, disse.
Nessa quinta-feira (2), a comitiva do Dnocs visitou a Barragem do Flores, para avaliar a conservação do local e a recuperação do perímetro de irrigação. À tarde, aconteceu vistoria na Barragem do Pericumã. (Stephanie Coutinho)
Comentários