O atendimento ambulatorial do Hospital São Luís do Servidor Público (HSLZ) será feito, a partir da próxima segunda-feira (21), em novo endereço: Avenida dos Holandeses, Calhau. O Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses (CADH) foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (16), pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim. O espaço vai garantir mais conforto e agilidade no atendimento ao servidor público estadual.
“Com a entrada em funcionamento desse moderno centro ambulatorial, que tenho a honra de entregar ao funcionalismo público de nosso Estado, servidores e dependentes passarão a ser atendidos imediatamente, sem precisar fazer marcação prévia, nas especialidades clínica médica, ginecologia e ortopedia. Nas outras áreas, o período máximo de espera será de 30 dias. O Centro vai possibilitar ainda a ampliação do número de atendimentos/mês de 10 mil para 17 mil” ressaltou a governadora Roseana Sarney.
Outro avanço alcançado com a inauguração do espaço é que a marcação de exames e consultas, antes feitas sempre no primeiro dia útil de cada mês, agora pode ser realizada todos os dias úteis, das 8h às 17h. As consultas que precisam ser marcadas previamente serão agendadas, como já é rotina: presencialmente, pelo telefone 3311-4700 ou pela central (0800 098 1666).
“Essa unidade descentralizada vai servir também para desafogar o Hospital São Luís, que a partir de agora será apenas para urgência, emergência, cirurgias e internações”, observou Roseana Sarney.
Participaram da inauguração secretários de Estado, entre eles o secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; o deputado estadual Stênio Rezende, representando a Assembléia Legislativa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim; o diretor-geral do HSLZ, Plínio Tuzzolo; a diretora do Centro Ambulatorial, Janaina Braide; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais, Cleinaldo Lopes; o presidente da Adepol, Marconi Lima; o presidente do Conselho de Administração do Hospital, Paulo Braide; e servidores, entre outros.
Em seu pronunciamento, Roseana Sarney lembrou de outros avanços em favor do servidor nos últimos anos como a implantação da primeira fase do Plano de Cargos e Carreiras, que assegura a correção da distorções salariais, o resgate do direito do servidor a aposentadoria digna e proporciona ao Estado a renovação do seu quadro de pessoal com a realização de concursos públicos. “Nós estamos investindo neste plano, até o ano de 2015, recursos da ordem de R$ 1,6 bilhão, em beneficio de aproximadamente 87 mil funcionários”, reafirmou a governadora.
Atendimento
O Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses conta com dois consultórios de triagem de enfermagem para aferição da pressão arterial, temperatura e pesagem; 07 consultórios médicos, com sala de espera para 150 lugares; sala de coleta de exames laboratoriais; sala de imobilização ortopédica (sala de gesso); sala de curativos e pequenos procedimentos cirúrgicos; setor de informações; marcação de consultas e exames com sala de espera para 152 lugares, com 5 guichês de marcação, além do serviço de marcação de consulta e exames via telefone, com cinco guichês de atendimento.
O secretário Fábio Gondim observou que a mudança do ambulatório do Hospital do Servidor para o bairro do Calhau facilitará o acesso do servidor estadual ao atendimento. O serviço ambulatorial, que era prestado diretamente no Hospital São Luís, na Cidade Operária, deixará de funcionar a partir do dia 21 deste mês. Com a saída do ambulatório da sede do HSLZ, haverá complementação na grade de atendimento, aumento do número de leitos, serviços de unidade semi-intensiva e programas de prevenção.
“O Hospital São Luís terá o seu número de leitos ampliado em mais 16, passando a ter 86 leitos”, disse o secretário Fábio Gondim, revelando também que dentro do processo de expansão do atendimento ao servidor, dentro de 90 dias serão inaugurados mais sete consultórios no Centro Ambulatorial Holandeses.
Ele ressaltou que o Hospital do Servidor tem tudo que é necessário para um bom diagnóstico: tomografia computadorizada de última geração, ressonância magnética, ultrasonografia, raio X móvel e fixo, mesa cirúrgica de última geração e um corpo clínico, o melhor de São Luís. “O servidor pode vir buscar o atendimento porque este vai ser rápido e muito bom”, garantiu Gondim.
Acesso
Para ter acesso aos serviços do Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses, o servidor deve apresentar o contracheque mais recente e a carteira de identidade. É necessário também que contribua para o Fundo Estadual de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben). No caso de atendimento a dependentes, o servidor também deve levar a documentação dos mesmos.
Melhorias
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Cleinaldo Lopes, disse que o convênio feito com Funben está propiciando essas melhorias. “Estamos percebendo que o servidor está bastante satisfeito. E nós queremos que cada vez mais seja oferecido um melhor serviço nesta área ao servidor”, disse. O Hospital São Luís do Servidor Público é credenciado pelo Governo do Estado para prestação de serviços médico hospitalar, em diversas áreas da saúde. A unidade atende exclusivamente o servidor estadual que contribui para o Funben.
O secretário Luis Fernando Silva, destacou que a inauguração do novo ambulatório é uma prova concreta da importância que o governo dispensa ao servidor público. “É a valorização daquele que efetivamente faz a máquina administrativa acontecer”, destacou.
Para Plínio Tuzzolo, diretor do Hospital São Luis, é uma satisfação inaugurar o ambulatório que tem espaço, uma acomodação física adequada para atender bem o servidor estadual. “O nosso grande problema sempre foi o ambulatório em razão da grande demanda de consultas mensais. Este local foi pensando para que fosse garantida qualidade e um ambiente humanizado e termos uma agilidade no atendimento aos servidores”, observou.
Publicado em Geral na Edição Nº 14606
Comentários