O andamento de obras do Governo do Estado em áreas prioritárias, como saúde, ciência e tecnologia, indústria e comércio, desenvolvimento social e mobilidade urbana, esteve em pauta na reunião da governadora Roseana Sarney com secretários de Estado, nessa sexta-feira (11), no Palácio dos Leões. O encontro objetivou continuar o trabalho de acompanhamento detalhado da situação dos serviços em execução e que serão entregues até o fim deste ano.
“Esse trabalho é importante porque é o secretário que tem o controle da situação de cada obra, de cada medida, e esse monitoramento será ainda mais efetivo porque vamos cumprir os prazos de entrega dos serviços”, afirmou Roseana Sarney.
Entre as iniciativas detalhadas pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, está o programa Saúde é Vida, que já inaugurou 48 unidades em todo o Maranhão e tem como meta entregar 90 hospitais. Ele assinalou que 18 estão prontas para o atendimento à população. O secretário destacou, ainda, a instalação da nova adutora do Sistema Italuís, um investimento de R$ 106.889.593,60. A obra garantirá incremento de vazão da ordem de 0,3 metros cúbicos por segundo de água - atualmente é de 1,8 metros cúbicos/segundo e passará para 2,1 metros cúbicos por segundo -, o que solucionará o problema do desabastecimento em São Luís.
Murad ressaltou o investimento de R$ 674 milhões na ampliação do Sistema Esgotamento Sanitário de São Luís, que engloba a construção das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) do Vinhais, do Anil e São Francisco.
Estão sendo construídas, também, redes coletoras de esgoto para despoluição dos rios Pimenta e Claro, que vão melhorar a balneabilidade nas praias do Calhau e Olho d’Água.
Presentes, também, ao encontro os secretários Anna Graziella Costa (Casa Civil), Carla Georgina (Comunicação Social), Marcos Affonso Junior (Segurança Pública), José Costa (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), Maurício Macedo (Indústria e Comércio), Jura Filho (Turismo), Luiza Oliveira (Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania), Silvano Neto (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Marcos Fernando Jacinto (Gestão e Previdência), Akio Valente (Fazenda) e Rodrigo Valente (Assuntos Políticos), além de adjuntos das pastas. (Secom)
Publicado em Geral na Edição Nº 15052
Comentários