Gilciléa Marques
Criadores de gado leiteiro, secretários de Agricultura e dirigentes de sindicatos rurais de municípios das regionais de Bacabal e Imperatriz participaram até sábado (08) do XI Encontro Nordestino de Leites e Derivados.
Nas atividades de quinta-feira (06), foi realizada a mesa redonda “Práticas de Convivência com as Secas”, com a participação de Rafael Verner Heringer, consultor do Sebrae Maranhão e produtor rural. Ele apresentou casos de sucesso na região Tocantina e pré-Amazônica, explanando sobre a realidade da produção, com as condições que o Maranhão apresenta no aspecto semiárido. Rafael focou na propriedade Pau D’arco, no município de Cidelândia, mostrando os ganhos efetivos, a tecnologia aplicada com o gerenciamento monitorado pelo controle zootécnico e o quadro de manejo.
O consultor destacou o apoio do Sebrae no desenvolvimento da atividade leiteira. “O trabalho do Sebrae tem sido de conscientização na preservação das águas e a utilização correta dos recursos na implantação da metodologia de projetos como o Balde Cheio, que tem dado muito certo”, ressaltou Heringer, lembrando que o Maranhão é um dos estados brasileiros mais abundantes em água.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Peritoró, Severino Moura, que acompanhou a caravana do Sebrae de Bacabal, acompanhou atentamente o panorama sobre a seca nos estados nordestinos e ficou conhecendo um pouco mais das iniciativas e experiências que têm contribuído para amenizar a estiagem nos municípios mais castigados.
Para Sandro Montenegro, secretário adjunto de Agricultura de Alto Alegre do Maranhão, a discussão é válida, ressaltando que mesmo dispondo dos recursos hídricos, muitos produtores rurais ainda têm prejuízos com o período de estiagem e as alternativas apresentadas podem perfeitamente ser aplicadas na região do médio Mearim.
Publicado em Geral na Edição Nº 14729
Recursos hídricos do Maranhão são destaque em debate no ENEL
Produtores da bacia leiteira do médio Mearim e Região Tocantina participam do ENEL no Rio Grande do Norte
Comentários