São Luís - Realizada nessa terça-feira (5), a primeira fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) teve a participação de toda a rede estadual de ensino médio de São Luís. Esta primeira prova consta de 20 questões objetivas e é aplicada em três níveis distribuídos entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
A Olimpíada é promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, em parceria com Secretarias Estaduais de Educação, com direção acadêmica do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Os objetivos são estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos da Educação Básica, identificar jovens talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
No Colégio Liceu Maranhense, todos os alunos, num total de 2.400, realizaram a prova, nos três turnos. Segundo o diretor-geral, Deurivan Rodrigues Sampaio, a participação na Olimpíada é sempre positiva e o Liceu conquistou boas colocações na prova. “É uma tradição, todos os anos a escola se destaca na OBMEP. Logo nos dois primeiros anos, ganhamos os prêmios que podíamos ganhar: computadores, data show e uma biblioteca completa de Matemática para a escola, agora, como as premiações não podem ser repetir, ficamos todos os anos com medalhas e certificados”, explicou. Alunos do Liceu já foram premiados com bolsas de formação e professores com cursos no Rio de Janeiro.
Este ano, os alunos participantes da Olimpíada de Matemática concorrerão a medalhas de ouro, prata e bronze; bolsas de Iniciação Científica Jr., Bolsas do CNPq e menção honrosa. Os professores receberão placas de homenagem e coleção de livros. Já as escolas serão contempladas com kit de material esportivo e livros/vídeos para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências e as Secretarias de Educação, troféus.
“Para nossa escola é muito bom participar da Olimpíada, já tivemos alunos que organizaram grupos de estudo pensando na prova, então funciona como um estímulo para o estudo da Matemática”, afirmou o diretor-adjunto do Liceu Maranhense, Sílvio Cardoso Diniz.
Para o estudante Augusto Fonseca Filho, 17 anos, o nível da prova foi bom, adequado ao conteúdo do 3º ano, série que cursa. Ele afirmou que a prova é importante para quem se prepara para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “É um bom teste para o Enem, devia ter olimpíada de todas as matérias, para a gente ficar bem preparado”, disse Augusto. A segunda fase da OBMEP será realizada em setembro, com 5% dos alunos que tiverem as melhores notas nesta primeira fase.
Publicado em Geral na Edição Nº 14421
Comentários