Com 309 km de especial, no trecho entre Barra do Corda e Carolina, no Maranhão, a 4ª etapa da 20ª edição do Rally dos Sertões exigiu ao extremo de pilotos, navegadores e equipamentos. No total dessa quarta-feira passada (22), os competidores rodaram 523 km. Foi um dia muito técnico, com muita areia, depressões e bastante navegação.
Nos quadriciclos, vitória da casa com o piloto Marcelo Medeiros (5h45min43) com o Yamaha Raptor 700 de número 102. Com o resultado, ele assumiu a liderança no acumulado (15h14min19).
O piloto relatou que se preparou bastante para a dura especial e comemorou ter assumido a liderança. Depois da vitória, Medeiros só queria uma coisa: descanso.
“Primeiramente, eu quero descansar. A especial foi grande e exigiu muito. Agora é se preparar para amanhã e seguir na briga”, declarou o piloto de São Luís.
Nos UTVs, Bruno Sperancini e Thiago Vargas também estavam muito satisfeitos. A dupla venceu duas consecutivas, numa etapa maratona, onde não pôde contar com auxílio mecânico externo.
“Vencer duas seguidas depois de uma etapa maratona tem um gosto ainda mais especial. Isso valoriza a pilotagem, a navegação e o equipamento”, declarou Sperancini, que pilota um protótipo 950.
Nas motos, Felipe Zanol (Honda CRF 450X) cruzou na frente, mas o piloto foi punido ao passar a zona de radar em tempo menor que o permitido. A punição foi de 8min3s e o piloto deve perder a vitória para Jean Azevedo (KTM 450 Rally). No geral, mesmo com a punição, o mineiro segue na ponta.
Nessa quinta-feira (23), os pilotos terão mais um dia duro pela frente e, pela primeira vez, saem do Maranhão, chegando a Palmas, capital do Tocantins. São 472 km no total (3 km de deslocamento inicial / 238 km de especial / 231 km de deslocamento final). A especial começa travada e depois segue por estradas de média e alta velocidade. Haverá zona de radar de 15 km no asfalto. O deslocamento final, bem longo, também será um desafio a mais para os competidores.
Os primeiros colocados na 4ª etapa (extraoficial):
22/08: 4ª Etapa
Barra do Corda (MA) – Carolina (MA)
Deslocamento Inicial: 8 km
Trecho de Especial: 309 km
Deslocamento Final: 206 km
TOTAL: 523 km
Motos:
1º FELIPE ZANOL 04h41min15
2º JEAN AZEVEDO 04h46min42
3º DARIO JULIO SOUZA 04h51min34
4º NIELSEN BUENO 05h19min22
5º DIMAS MATTOS 05h23min53
Quadriciclos:
1º MARCELO MEDEIROS 05h45min43
2º TOM ROSA 05h53min29
3º MARCELO DIAS 06h30min00
4º PAULO ROBERTO KITAGAWA 06h30min00
5º LUIZ TARQUINIO CRUZ 06h30min00
UTVs:
1º BRUNO SPERANCINI/THIAGO VARGAS 05h40min28
2º EDGLEY SOBRINHO/RODOLFO BRITO 05h48min31
3º HERONALDO SEGUNDO/GUGA COSTA 05h49min20
4º SYLVIO DE BARROS/PIPO MIRONE 05h59min58
5º ANDRE SUGUITA/JOAO HENRIQUE ARENA 06h30min00
Acumulado, após 4 etapas (extraoficial):
Motos:
1º FELIPE ZANOL 11h47min07
2º DARIO JULIO SOUZA a 00h20min44
3º JEAN AZEVEDO a 00h33min21
4º NIELSEN BUENO a 00h56min58
5º IKE KLAUMANN 0 a 01h09min10
Quadriciclos:
1º MARCELO MEDEIROS 15h14min19
2º ANTONIO PINHO JUNIOR a 00h21min08
3º MARCELO DIAS a 00h59min04
4º PAULO ROBERTO KITAGAWA a 02h23min21
5º TOM ROSA a 02h50min00
UTVs:
1º HERONALDO SEGUNDO/GUGA COSTA 14h20min07
2º EDGLEY SOBRINHO/RODOLFO BRITO a 00h55min58
3º BRUNO SPERANCINI/THIAGO VARGAS a 01h15min38
4º CACA CLAUSET/RODRIGO KHEZAM a 05h47min17
5º ANDRE SUGUITA/JOAO HENRIQUE ARENA a 06h24min29
23/08: 5ª Etapa
Carolina (MA) – Palmas (TO)
Deslocamento Inicial: 3 km
Trecho de Especial: 238 km
Deslocamento Final: 231 km
TOTAL: 472 km
Etapas seguintes:
23/08 - 5ª Etapa: Carolina (MA)/Palmas (TO)
24/08 - 6ª Etapa: Palmas (TO)/Alto Parnaíba (MA)
25/08 - 7ª Etapa: Alto Parnaíba (MA) - Bom Jesus (PI)
26/08 - 8ª Etapa: Bom Jesus (PI) - Petrolina (PE)
27/08 - 9ª Etapa: Petrolina (PE) - Iguatu (CE)
28/08 - 10ª Etapa: Iguatu (CE) - Fortaleza (CE)
Muito boa a projeção positiva do evento para a nossa gente, cidade, o nosso Maranhão e para os quatro cantos do mundo. Houve acertos e erros. Nosso comentário sincero é baseado no que a população participante observou e criticou. Porque o evento se realizou na área de lazer Juca Parreão, sem estrutura de saneamento básico, água potável e energia elétrica própria e adequada para o evento. A energia caía sempre e ficava-se no escuro à noite. Os sanitários químicos não apareceram, além de uma segurança pública permanente. Alguns motoqueiros criticaram pequenos furtos que ocorreram no varal com suas roupas dentro da área de lazer.
“A população sentiu falta de um som ambiente e tinha muita poeira. As ruas não foram molhadas e o gramado foi pisoteado constantemente por todos, prejudicando o ambiente natural. Poderia ter sido na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. Local espaçoso e de fácil acesso por todos e com logística de alimentação, hotelaria, comércio em geral”, comentou um morador antigo, que não quis se identificar.
Vamos pensar nestas ideias e soluções. Quem sabe fazer um termo de ajuste de conduta entre a prefeitura de Carolina, a empresa DUNAS, CBM, FAEM, FGCOM, apoiadores, patrocinadores e veículos oficiais de comunicação e a população envolvida neste megaevento que é o Rally dos Sertões.
Esses pequenos erros não podem voltar a acontecer neste e outros eventos. Carolina já se consolidou com seu comércio diversificado e com destino para ecoturismo, educação, cultura, lazer e negócios. Já conhecida internacionalmente como apoio ao turismo devido possuir morros de grande altura que tiveram suas superfícies planificadas pela erosão de séculos e suas belíssimas paisagens vegetativas e atividades de recreação e de observação, devido ao polo das águas, os balneários fantásticos e o Parque Nacional da Chapada da Mesas.
Paulo Cesar - PECÊ é jornalista ambiental
email: pecesocinfo@ibest.com
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Blog: pecemundo.wordpress.com
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