Unidades escolares da rede estadual de ensino abriram suas portas no fim de semana para atividades que visam integração entre os espaços educacionais e as comunidades nas quais estão inseridos. É o caso das escolas UE Cidade de São José de Ribamar (Caic) e C.E. Barjonas Lobão (bairro Cohatrac).
No sábado (16), na UE Cidade de São José de Ribamar foi realizado o lançamento do projeto Escola-Comunidade, que tem por objetivo aproximar os moradores no entorno da escola para conscientizá-los de que o espaço escolar é um espaço público, que pode e deve ser utilizado por todos.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Programa Mais Educação, o projeto Escola-Comunidade atende, atualmente, 25 escolas da rede estadual na Região Metropolitana de São Luís.
O projeto tem duração de 10 meses, onde são realizadas, nesse período, diversas atividades que, além de estimular a integração entre comunidade e escola, incentivam a qualidade de vida, lazer e bem estar, por meio de aulas de dança, capoeira e artesanato. Também está incluída nas atividades do projeto, a revitalização da horta comunitária, além da promoção de torneios e campeonatos esportivos na escola.
A coordenadora do projeto, Tânia Lamar, explica que o Escola-Comunidade já era desenvolvido com o nome Escola Aberta. Agora, retoma suas atividades atrelado ao Programa Mais Educação. O objetivo é levar o projeto para mais escolas da rede estadual. Segundo Tânia Lamar, a comunidade mostrou-se entusiasmada com o lançamento do projeto na escola. “É com muita satisfação que podemos ver a comunidade participando e contribuindo para a realização de um grande evento como este”, afirmou a gestora.
Maria Pinho, mãe de um aluno da escola, declarou que a iniciativa é bem-vinda, pois ocupa o tempo livre dos estudantes com atividades lúdicas. “Um projeto como esse, tira nossos meninos da rua e afasta das más influências que podem levá-los ao crime e às drogas”. Maria Pinho foi uma das mães que estiveram presentes no lançamento do projeto, participando das atividades que foram realizadas.
Uma das atrações do evento foi a apresentação do grupo de dança Eletromix, composto por estudantes e ex-estudantes da escola U.E. Cidade de São José de Ribamar que pregam, por meio do hip hop, elementos da cultura de paz e combate ao uso de drogas.
I Festival Voleibol Maranhense
No C.E. Barjonas Lobão, localizado no bairro Cohatrac, foi realizado o I Festival Voleibol Maranhense valorizando Talentos. A ação é fruto de uma parceria entre a Seduc, a escola Barjonas Lobão e a Faculdade Pitágoras, e conta com patrocínio da Cemar, via lei de incentivo ao esporte.
A parceria compreende a criação de escolinhas-base que estimulem a prática esportiva em escolas públicas do Estado. O evento deste sábado serviu para apresentar o projeto à comunidade e sensibilizá-la sobre a importância do esporte na formação do jovem.
O festival contou com a participação da equipe profissional de vôlei da Faculdade Pitágoras, o coordenador do projeto André Fernandes, além de pais, alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.
A gestora do Barjonas Lobão, Eva Alves, mostrou-se feliz com a parceria que vem reforçar a tradição esportiva que a escola já possui. “O esporte é uma prática que consideramos fundamental ao desenvolvimento cognitivo de nossos alunos, pois ajuda na concentração e na disciplina dentro e fora da sala de aula”, destacou a gestora.
André Fernandes explica que o projeto vai atender mais de 100 alunos da escola e será realizado duas vezes na semana. Além disso, serão acontecerão festivais esportivos com premiações para os alunos que obtenham melhores notas e desempenho esportivo.
Comentários