O Projeto Rondon, iniciativa que promove a integração social em comunidades com a participação voluntária de estudantes universitários, teve início este mês no Maranhão. Com o intuito de formalizar a parceria para a edição do programa referente ao biênio 2014/2015, representantes da Vale e da Fundação Vale estiveram presentes na abertura de uma das operações do projeto este ano, a Portal da Amazônia, em Imperatriz, evento realizado no último domingo, 26 de janeiro.
Com apoio da Fundação Vale, o projeto envolve duas operações, que serão realizadas em municípios de três estados, reunindo 740 estudantes universitários, chamados ‘rondonistas’, de 74 instituições de ensino superior. A atuação dos rondonistas nas comunidades envolverá ações relacionadas a direitos humanos e justiça, educação, saúde, meio ambiente, produção e trabalho, entre outros temas.
“O Projeto Rondon se desenvolve em regiões vulneráveis e remotas, onde há muita dificuldade de acesso à informação. Os rondonistas levam conhecimento, bem como soluções simples e possíveis para alguns problemas enfrentados pelas comunidades e pela gestão pública desses locais. Por sua vez, têm oportunidade de conhecer uma realidade bem diferente dos grandes centros urbanos e de assumir um novo e importante papel social”, destaca a diretora-presidente da Fundação Vale, Isis Pagy.
O Projeto Rondon é uma iniciativa de integração social, coordenado pelo Ministério da Defesa, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Criado em 1967 e extinto em 1989, foi reativado em 2005, com uma nova configuração. Desde então, já teve a participação de mais de 16 mil estudantes e 265 instituições e foi realizado em comunidades de 753 municípios.
Publicado em Geral na Edição Nº 14918
Projeto Rondon inicia atividades no Maranhão
Iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa recebe o apoio da Fundação Vale
Comentários