O Projeto Nasce Uma Criança Leitora, desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Superintendência do Programa Mais Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), ganhará o Prêmio Viva Leitura no dia 27 de fevereiro, em Brasília. O reconhecimento foi anunciado à secretária da Secma, Olga Simão, durante a visita da coordenadora do projeto, Joseane Maia.
Para a secretária de Cultura, é importante a premiação deste projeto, cuja atuação é no município de Caxias, que enaltece o trabalho e a parceria realizada com o Governo Federal. “O Projeto Nasce Uma Criança Leitora conta com o apoio do Ponto de Leitura, do Programa Mais Cultura e incrementa ações e iniciativas vencedoras como esta”, disse Olga Simão.
Conforme explicou a coordenadora do Projeto, a professora e membro da Academia Caxiense de Letras (ACL), Joseane Maia, o objetivo do projeto é distribuir livros de literatura infanto-juvenil para crianças e o trabalho com as mães dos bebês da conscientização do valor da leitura.
“Queremos valorizar o livro e a leitura desde o berço. E com o incentivo do ‘Mais Cultura’ construímos uma Arca Móvel, no qual levamos às crianças e às respectivas mães dos bairros de Caxias oficinas que fomentam a leitura, para que se formem mulheres e homens cidadãos. A criança começa ‘ler’ o mundo pela imagem”, afirmou Josiane Maia.
Ponto de Leitura
O projeto Nasce Uma Criança Leitora faz parte do Ponto de Leitura da Superintendência do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura. Por meio da Arca Móvel são distribuídos livros infantis, sendo beneficiadas mais de 500 crianças desde 2008, quando entregavam livros assim que as mães deixavam a maternidade. Como justificativa, a coordenação reforça o aspecto lúdico da linguagem, veiculado nos enredos e nas imagens. Fatores que tem em comum com a criança através do sensível, do emotivo e do intuitivo.
Depois o projeto passou a capacitar as mães, por meio de rodas de leitura, oficinas e palestras, sobre a importância da leitura e do acervo com mais de 260 livros de qualidade gráficas e criativas. Foram selecionados 44 projeto em todo o Brasil, dentre eles o Nasce Uma Criança Leitora, para receber no Distrito federal o troféu Viva Leitura.
O Prêmio Viva Leitura faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura e da Educação em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com patrocínio e execução da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Publicado em Geral na Edição Nº 14624
Comentários