O projeto judô no Jaracati é voltado para crianças carentes do bairro do Jaracati e trabalha a inclusão social por meio da prática desportiva. O projeto é chancelado pela Federação Maranhense de Judô e acompanhado pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão.
A CEMAR é pioneira em apoiar projetos, por meio da Lei Estadual de incentivo ao esporte, e acredita no trabalho realizado na comunidade do Jaracati. Agora, por meio da Lei de incentivo ao Esporte, as empresas poderão apoiar projetos esportivos e culturais utilizando parte do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A lei garantirá 0,40% do ICMS para financiamento dos projetos.
Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer (SEDEL), Joaquim Haickel, a CEMAR tem sido uma grande incentivadora do esporte maranhense, isso deixa bem claro que a Companhia mostra vontade em participar do dia a dia dos maranhenses.
O projeto é voltado para a comunidade carente e combate à exclusão social dos moradores da área, sobretudo crianças e adolescentes. Também promove socialização e desenvolvimento psicossocial. Com 140 vagas, sendo que 120 para crianças entre 7 e 14 anos, que estejam regularmente matriculadas no ano letivo escolar, e 20 vagas para jovens entre 14 e 18 anos.
As aulas são ministradas por 4 professores por turma vinculados à Federação Maranhense de Judô e 1 professor coordenador. As aulas acontecem de segunda a sexta, no turno da manhã das 9h às 10h e durante a tarde das 15h às 16h.
As atividades estão sendo ministradas em uma sala especializada montada no Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Jaracati. Além de incentivar a prática desportiva, o projeto também acompanha o desenvolvimento escolar do aluno, fazendo um acompanhamento da frequência. Além disso, oferece apoio educacional e social e desenvolve novos talentos para o judô maranhense.
Além do projeto do judô no Jaracati, a companhia patrocinou através da lei do incentivo mais sete projetos: Seleção Brasileira de Handebol – Amistoso internacional contra a Seleção Nacional de Cuba; Maranhão nos Sertões – Equipe Maranhense; Rally Internacional dos Sertões – O evento e equipe maranhense; Kartista Henri Forrest – categoria cadete; Ultraman Manoel Mendes; Congresso Norte/ Nordeste de Ciências do Esporte; Esporte é Cidadania (escola de futebol).
“Com a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, podemos apoiar ações como essas, que além de incentivar a prática esportiva, oferecem oportunidade de fortalecermos a marca da CEMAR. Todos os patrocínios que a CEMAR tem feito nesse sentido, sempre oferecem também uma contrapartida social, algo que agrega valor e deixa sua marca na comunidade por onde a ação passa ou acontece”, lembra Carla Medrado, diretora de Gente e Gestão. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)