São Luís - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nessa segunda-feira (30), em solenidade no Hotel Ponta d’Areia, em São Luís, a instalação do Projeto “Amicro do Peito”, que traz em sua estrutura funcional a necessidade de proporcionar a, alunos e professores, alternativas metodológicas de ensino com o auxílio da informática.
Participaram do evento o secretário de Educação, João Bernardo Bringel; o presidente do Conselho Estadual de Educação José Ribamar Bastos Ramos; o presidente do conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no Maranhão, Juarez Lima; e corpo técnico da Seduc.
O Projeto, que foi idealizado pela Seduc, será implantado em 20 escolas (versão “piloto”), sendo dezenove na cidade de São Luís e uma no município de Balsas. Ainda em 2012, o “Amicro do Peito” se estenderá para as escolas estaduais da Região Metropolitana de São Luís, contemplando um expressivo número de alunos matriculados no ensino fundamental.
Foram selecionadas para participar do projeto escolas que ofertam o Ensino Fundamental, proporcionando, dessa forma, que os alunos e professores possam utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como instrumento pedagógico para a dinamização do processo educativo, com vistas a uma aprendizagem lúdica e significativa.
Bernardo Bringel informou que, inicialmente, o “Amicro do Peito” será destinado aos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, das escolas previamente selecionadas para a fase inicial do programa. “Nessa fase piloto do Projeto, iremos atender 20 escolas, totalizando um universo significativo de alunos. A nossa meta é aumentar esse número com a aquisição de novos equipamentos para estender o acesso a essa tecnologia para mais jovens em todo o estado”, acrescentou.
Para Leuzinete Pereira da Silva, superintendente de Educação Básica, o “Amicro do Peito” apresenta uma nova perspectiva de ensino - aprendizagem pelo viés da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). De acordo com ela, o Projeto busca garantir a estruturação de mecanismos inovadores, que permitirão uma maior interatividade quanto ao aprendizado da Matemática e da Língua Portuguesa.
“Esse projeto tem como foco a melhoria do desempenho dos nossos alunos. A Seduc tem empreendido no sentido de garantir mecanismos que venham a melhorar a qualidade da educação básica, e para este fim é necessário que venhamos a melhorar a aprendizagem dos alunos. É nesse contexto, que a Seduc vem apresentar o Amicro da Escola, para que esse software educacional possa focar exatamente no auxílio à compreensão da Matemática e da Língua Portuguesa, através das ferramentas propostas pelas TICs”, declarou.
O Projeto “Amicro do Peito” está estruturado em quatro Interfaces (módulos de conteúdos) e Atividades Complementares, que visam dinamizar as atividades de ensino em Língua Portuguesa e Matemática. A proposta pedagógica do “Amicro do Peito”, no componente curricular Língua Portuguesa, tem como objetivo a produção textual, culminando com a organização de uma coletânea de textos, blogs e montagem de painel. Enquanto a Matemática trabalhará com situações de problema e cálculo mental com grau de complexidade gradativa.
Na visão do presidente do Conselho Estadual de Educação, José Ribamar Bastos Ramos, a educação no Brasil como um todo, ainda passa por vários momentos de dificuldades. Entretanto, a Seduc vem buscando proporcionar aos jovens do Maranhão uma educação de qualidade, com a implementação de um Projeto inovador como o que foi apresentado. De acordo com Bastos, é necessário focar a visão macro em relação aos desafios da educação, para que esses desafios possam ser superados e os índices educacionais do estado possam ter uma melhora significativa.
Sucesso na SBPC - Durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na semana passada no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, o Projeto “Amicro do Peito” foi um dos principais destaques do estande temático da Seduc, que contabilizou um grande fluxo de pessoas durante todo o evento.
Para os jovens Anajara da Silva e Ramon de Sá, que visitaram o estande da Seduc, o Projeto proporciona e trabalha a rapidez no raciocínio lógico, o que acaba dinamizando o processo de aprendizagem e prende a atenção dos estudantes em relação às problemáticas expostas pelo aplicativo, o que estimula o aluno a trabalhar as disciplinas de forma criativa e inteligente. (Nielsen Furtado)
Publicado em Geral na Edição Nº 14466
Comentários