O secretário Pedro Fernandes e os dirigentes do AIS avaliam os programas de correção de fluxo

Cerca de 86% das crianças de 84 municípios maranhenses que aderiram aos programas em regime de colaboração e participaram do programa “Se Liga” foram alfabetizadas no ano passado. O programa de correção de fluxo é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS).
A avaliação foi feita nessa sexta-feira durante a reunião do secretário de Educação, Pedro Fernandes e sua equipe com a gerente de projetos do IAS, Rita Paulon, e agente técnica do instituto Silene Ferreira, para discutir as ações que serão implementadas este ano com foco nas condições para maior efetividade dos programas e da implantação das diretrizes curriculares.
Rita Paulon destacou o trabalho realizado pela Seduc com as ações efetivas nos programas de correção de fluxo “Se Liga” e “Acelera Brasil”, que resultaram na melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão.
Ela disse o programa “Se Liga” apresentou um resultado excelente em que quase 100% dos trabalhos realizados em parceria com os estudantes de 84 municípios que aderiram aos programas, 86,6% das crianças foram alfabetizadas que começaram o ano sem saber ler ou escrever, foram alfabetizadas. “Este é um resultado importante que estimula o trabalho dos técnicos da Seduc e do IAS”, comemorou.
Com a perspectiva da adesão de 90 municípios para este ano, de acordo com Rita Paulon, o programa de correção de fluxo “Acelera Brasil” apresentou um rendimento excelente. Ela disse que, segundo os dados mapeados pela Seduc, 42% dos alunos saltaram séries em apenas um ano de trabalho e outros 90% de alunos foram promovidos, obtendo um resultado positivo para o segundo ano de correção de fluxo.
A partir do próximo ano letivo deve aumentar o número de adesão de municípios aos programas de correção de fluxo para que a Seduc e o IAS possam vencer os desafios da distorção idade/série.
Rita Paulon frisou que para atender a nova demanda, o IAS deve investir este ano no Maranhão cerca de R$ 2 milhões no monitoramento das ações que acontecerão nos municípios e na implementação das diretrizes curriculares, bem como no fornecimento do material didático para alunos e professores.
Este ano, frisou Rita Paulon, o IAS, em parceria com o Governo do Estado, continuará atuando na correção de fluxo com foco nos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, e na implantação dos programas oferecidos ao estado e aos 84 municípios que aderiram aos programas em regime de colaboração.
Ela realçou ainda que a equipe da Seduc, sob orientação do secretário Pedro Fernandes, incorporou, em 2013, nas suas premissas de trabalho de políticas públicas, as ferramentas originárias do programa Gestão Nota 10, que era focada na gestão do aprendizado, da rotina escolar que foram absorvidas e incorporadas pela secretaria.
Além da política pública, o IAS assumirá a gestão e apoio às demandas do Estado na implantação das diretrizes curriculares que serão acompanhadas e monitoradas como resultado do amadurecimento da parceria entre a Seduc e o IAS.
Para o secretário Pedro Fernandes, a reunião de trabalho com as representantes do IAS mostrou que a partir do próximo ano letivo os programas de correção de fluxo serão ainda melhores implementados e o sistema de gestão ganhará novas ferramentas de avaliação para que as metas pré-estabelecidas sejam cobradas.