São Luís - Encerrou nessa terça-feira (6), no Palácio Henrique de La Rocque, a reunião para apresentação dos programas de correção de fluxo escolar (Se Liga e Acelera Brasil), uma parceria realizada entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Instituto Ayrton Senna (IAS), Renosa e Instituto Coca Cola, para atender toda rede pública do Maranhão.
Além de representar instrumento pedagógico importante na correção da distorção idade-série, a implementação dos programas Se Liga e Acelera Brasil nas escolas públicas faz parte da municipalização do ensino fundamental e vai servir ainda para gestores municipais de educação como ferramenta de gestão do ensino e da aprendizagem.
Com turmas de no máximo 25 alunos os programas trabalham com indicadores como: dia letivo, frequências do aluno e professor, aprovação, reprovação, reuniões pedagógicas, livros lidos, abandono e distorção idade série.
Segundo o secretário de Educação, João Bernardo Bringel, o resultado dos programas tem sido positivo por priorizar o aluno. “Sinto-me gratificado com os resultados positivos que a educação vem alcançando por meio da metodologia destes programas, onde o foco principal é o aluno que vem sendo trabalhado de forma integrada”, ressaltou.
Na prática da sala de aula, os programas propiciam ao professor trabalhar a autoestima e a ambiência pedagógica, lugar criado para favorecer a aprendizagem e onde todas as produções dos estudantes são expostas.
Presente ao encontro, ocasião em que fez adesão à implantação dos programas no município, o prefeito de Pio XII, Raimundo Rodrigues Batalha ressaltou a importância dos programas. “A execução destes programas em Pio XII, será de grande importância, pois servirá como incentivo ao aluno e florescerá a afinidade entre alunos, pais e professores”, disse o prefeito.
Durante a reunião, os gestores conheceram o passo a passo dos dois programas, desde a aplicação do questionário de diagnóstico, para conhecimento da demanda em cada município, até a capacitação dos professores e utilização em salas de aula próprias.
Após esta primeira etapa de apresentação e ampliação dos programas, os gestores se reunirão em seus municípios, organizarão as turmas e selecionarão os professores que irão trabalhar no programa Se Liga e no programa Acelera Brasil. Em uma segunda etapa uma grande capacitação será realizada em todo o Estado do Maranhão. (Roci Dourado)
Publicado em Geral na Edição Nº 14347
Comentários