Estimular a inserção competitiva das empresas maranhenses nos mercados interno e externo por meio da inovação tecnológica, da produtividade e da qualidade, é o objetivo principal do Programa de Valorização do Empreendedor Maranhense, o Made In Maranhão, que será lançado nos dias 19, 20 e 21, a partir das 8h, no Convento das Mercês, através de um seminário promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) em conjunto com instituições parceiras que atuam na cogestão da ação.
Dentre várias ações focadas na abertura de mercados a fim de possibilitar a realização de novos negócios, as empresas que vierem a aderir ao Made In Maranhão, passarão por um processo de capacitação empresarial (por meio de cursos, palestras, seminários), além de participarem de rodadas de negócios e de missões técnicas, assim como terão acesso a consultorias e assessoria empresarial a custo diferenciado.
De acordo com dados de 2012, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Maranhão possui um potencial comprador da ordem de R$ 35 bilhões. Desta forma, a realização do seminário visa proporcionar ao empresariado maranhense a capacitação necessária para atender não só as demandas internas, mas também desenvolver o seu potencial exportador.
O evento é voltado para empresários de micro e pequeno porte, funcionários de associações comerciais, sindicatos, cooperativas, artesãos e instituições similares e acadêmicos da área de Comércio Exterior e afins.
A programação do seminário inclui cursos, palestras, rodadas de negócios, dentre outras atividades que serão desenvolvidas por representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (APEX), juntamente com as empresas parceiras que compõem o Grupo de Trabalho (GT) do Programa, como Banco do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Correios, Caixa e Banco do Nordeste.
O GT do Made In Maranhão é composto ainda pela Associação Comercial do Maranhão (ACM); Banco da Amazônia, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), Ministério da Agricultura, Receita Estadual, Receita Federal, Rede Agentes e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro Pequena Empresa (Sebrae).
Para o secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, o Maranhão apresenta um cenário favorável ao desenvolvimento das empresas para atender tanto ao mercado interno quanto externo. "Com o Made In Maranhão, queremos incentivar a produção das micro e pequenas empresas para que elas participem das oportunidades geradas por este grande mercado de produtos e serviços".
O Made In Maranhão está em sua primeira fase. É o momento de conhecer as empresas maranhenses interessadas em participar, identificando em seguida suas necessidades para que, em seguida, sejam definidas e executadas as ações que possibilitem às empresas participantes do programa sua inserção competitiva a novos mercados.
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas através do endereço: http://inscricoesseminario.sedinc.ma.gov.br, que está disponível no site da Sedinc, assim como a programação completa do evento.
Publicado em Geral na Edição Nº 14856
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