Com o propósito de valorizar alunos da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva e consciência cidadã, o Programa Jovens Embaixadores 2014, está com as inscrições abertas até o dia 9 de agosto. Podem ser inscrever, no site do programa, alunos que tenham entre 15 e 18 anos e estejam cursando o ensino médio na rede estadual.
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Ministério da Educação (MEC), Secretarias Estaduais de Educação e da rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos.
O Programa tem como um dos principais objetivos beneficiar jovens brasileiros de baixa renda que têm perfil de liderança positiva e que exemplificam atitudes de cidadania nas comunidades onde moram.
Para participar da seleção, o estudante deve ter um excelente desempenho escolar; possuir engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano; ter boa fluência e escrita em inglês; ser de família de baixa renda; ser comunicativo e ter iniciativa; ter boa fluência oral e nunca ter viajado para os Estados Unidos.
Desta vez, o programa ampliou o número de 35 para 37 participantes. Os inscritos passarão por uma pré-seleção regional e os semifinalistas farão prova escrita, toda no idioma inglês, no dia 13 de setembro. Até o dia 30 do mesmo mês terão uma avaliação oral, também em inglês. Ainda neste período, uma equipe das instituições parceiras do programa farão visitas aos alunos para conhecer de perto os trabalhos de voluntariado desenvolvidos por eles. O resultado final será divulgado no dia 25 de outubro.
No total, 35 jovens e dois professores terão a oportunidade de viajar, de 10 de janeiro a 1º de fevereiro de 2014, para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais, e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.
Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Lá, eles serão hospedados por uma família americana, assistirão a aulas e vão interagir com jovens da sua idade, participar de atividades sociais/culturais na comunidade e fazer apresentações sobre o Brasil.
As inscrições devem ser feitas pela internet, no perfil do Facebook dos Jovens Embaixadores. A Embaixada dos Estados Unidos e os parceiros do programa cobrem todos os custos de participação dos selecionados na iniciativa.
Publicado em Geral na Edição Nº 14746
Comentários