Coordenadora estadual do Alfa e Beto, Ana Karolina Salomão Carvalho, fala aos gestores

São Luís - A meta do programa Alfa e Beto no próximo ano será alfabetizar o maior número possível de crianças que irão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental no estado. A afirmação foi feita na terça-feira (20) pela coordenadora estadual do programa, Ana Karolina Salomão Carvalho, durante uma reunião de trabalho de avaliação com as representantes dos municípios de Pinheiro, Viana, Zé Doca e Bacabal. O evento encerrou as atividades do Alfa e Beto este ano, com reuniões realizadas em todas as unidades regionais de educação.
Além de alfabetizar as crianças que irão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental, outro foco do programa será ampliar de 69 para 75 o número de municípios parceiros e levar as ações para mais de 727 escolas, além de contemplar cerca de 30 mil alunos, que aprenderão a ler e a escrever na idade certa.
De acordo com Ana Karolina Salomão, o programa foi implantado no estado em 2010 e hoje pode ser considerado como uma experiência exitosa pelos números apresentados na avaliação feita com os gestores das Unidades Regionais do Estado.
Ana Karolina Salomão disse ainda que 2012 o Governo do Estado está investindo de forma expressiva no processo de alfabetização, diante das perspectivas do excelente empenho de todos os alunos. Ela citou como exemplo de desempenho o livro elaborado pelos alunos matriculados no programa Alfa e Beto em Bacabeira. Disse que foi um livro bem organizado, evidenciando que as crianças saem do programa sabendo ler e escrever.

Programa
O Alfa e Beto oferece uma abordagem integrada e sistemática para apoiar o trabalho dos professores, escolas e sistemas de ensino na área da alfabetização de crianças no ensino fundamental.
O programa apresenta visão sistêmica, integrada e consistente, pela sua estratégia de acompanhamento e pela utilização de material variado e abrangente, suficiente para o apoio do trabalho escolar e docente na área de alfabetização.