Palavras de ordem, apresentações culturais e de caravanas com profissionais da educação de todo o estado, marcaram o primeiro dia do III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), na segunda-feira (30), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus do Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). O encontro será realizado até esta quinta-feira (2).  
O seminário, que reúne cerca de 800 participantes, é referente à segunda etapa, de cinco meses, de formação continuada do Pacto no estado. As ações são realizadas em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e o Ministério da Educação (MEC), envolvendo uma rede com 29 formadores, 746 orientadores de estudo e 14 mil professores beneficiados em todos os 217 municípios maranhenses.
“Esse é um momento ímpar para educação do Estado. Oportunidade de socialização de experiências, consolidação de um processo de formação continuada no Maranhão, alinhamento das questões de sala de aula e, sobretudo de fortalecimento da macropolítica de educação do Estado ‘Escola Digna’, dentro dos eixos formação continuadas e ensino médio”, destacou a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.
“O ensino médio no Brasil e no Maranhão precisa ser ressignificado. Precisamos alinhar temas e discussões no espaço da escola, e a formação continuada dos profissionais da educação, é ponto fundamental para que a educação melhore e esse é compromisso do governador Flávio Dino,” acrescentou. 
O reitor da Ufma, Natalino Salgado Filho, ressaltou a importância do encontro para a educação. “Sinto-me motivado em ver o compromisso dos trabalhadores que fazem a educação do Maranhão. Nesse momento tenho certeza que esse é um sonho que se pode realizar. Acreditamos que a educação é o único caminho para o desenvolvimento de um país”,  apontou.
Mônica Ribeiro da Silva, coordenadora Nacional do Pacto, destacou a importância do pacto. “Essa ação entrou para a história. São 346 mil pessoas desse país envolvidas e sendo capacitadas. Estamos nos sentindo com o dever cumprido. A parceria é fundamental. É isso que queremos, uma universidade que pense junto com a escola. É preciso que a escola esteja dentro da universidade”, disse.      
Na ocasião foi realizada a apresentação da Banda Marcial Teresinha França, formado por alunos do CE Dr. Raimundo Magno Alves da Silva, do município de Vitória do Mearim; do coral de Libras Mãos Brilhantes, com alunos CE Itapecuru Mirim; e da peça O Livro Mágico, composta por estudantes da UI Maria José Aragão/São Luís. 
Até quinta-feira (2), serão realizadas diversas mesas redondas, socialização de experiências com professores e estudante do Ensino Médio, mostra de vídeo e apresentação de projetos educacionais exitosos realizados em unidades escolares.