Para garantir a melhoria e a manutenção do nível de aprendizado dos alunos de ensino médio das escolas da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino e da supervisão de Avaliação Educacional, está implementando ações de formação continuada para os profissionais da educação da rede estadual de ensino no intuito de fortalecer a gestão pedagógica das escolas e promover a qualidade da educação pública maranhense.  
Nessa perspectiva a supervisão de Avaliação Educacional (Suave) realizou a formação continuada em avaliação educacional “Orientações para Elaboração de Itens (questões de provas)”, para 52 professores do Centro de Ensino Integrado Marcelino Champagnat com o objetivo de orientar os professores do ensino médio, das diversas áreas de conhecimento, sobre os itens de elaboração de provas.
De acordo com a supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Vera Lúcia Gonçalves Pires, a formação integrou as temáticas de avaliação do programa de implantação das diretrizes curriculares, visando o aperfeiçoamento dos itens de elaboração de provas depois da conclusão do diagnóstico de avaliação do nível de aprendizado dos alunos.
Ao final da capacitação, os professores do CEMI Marcelino Champagnat apresentaram um estudo dos itens planejados coletivamente, fruto de um trabalho interdisciplinar, de acordo com as áreas de conhecimento, com sugestões para a elaboração de um caderno de testes com itens de múltiplas escolhas construídos durante as oficinas.
A elaboração do caderno foi baseada nos itens de avaliação nacionais de acordo com a metodologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em correlação com a Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). De acordo com Vera Lúcia, a experiência com os 52 professores do CEMI Marcelino Champagnat será levada as outras escolas da rede como política de Estado para garantir a aprendizagem dos alunos.
Disse, ainda, que foi uma formação de suma importância, tendo em vista que o item é um instrumento de medida muito utilizado nos testes aplicados pelas avaliações externas nacionais (Saeb) e internacionais (Pisa), podendo ser desenhado para medir o desempenho dos estudantes em determinadas situações, com o objetivo de realizar inferências sobre o processo de aprendizagem em desenvolvimento.
Vera Pires explicou que a construção de Itens com comprovada qualidade técnico-pedagógica para comporem os testes de uma avaliação é fundamental para que a avaliação cumpra a sua função primordial que é garantir a aprendizagem dos estudantes. Para tanto, os professores precisam elaborarem itens em consonância com o contexto educacional.
A formação teve como foco, entre outras temáticas, a concepção pedagógica de avaliação da aprendizagem adotada pela rede estadual de ensino; estrutura e orientações básicas para elaboração de um item de múltipla escolha; a relação do item com a habilidade avaliada; análise de itens de múltipla escolha e planilha de revisão. (J. França)