Professores trabalharão em salas de recursos multifuncionais na rede estadual de ensino

Com o propósito de facilitar o acesso às tecnologias, melhorar o processo ensino-aprendizagem e as necessidades dos alunos com deficiência, das escolas públicas estaduais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da supervisão de Educação Especial (Sueesp), promove, até sexta-feira (25), no Hotel Santa Luzia (Olho d’Água), em São Luís, o Curso de Tecnologia Assistiva.
O curso é destinado a professores que trabalham com salas de recursos multifuncionais (SEM) na rede estadual de ensino. Durante a capacitação, eles obterão conhecimentos específicos sobre as estratégias tecnológicas para serem utilizadas para auxiliar no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes da educação especial.
Segundo Marcio André Silva Azevedo, instrutor do curso, a iniciativa da Seduc é importante para socializar informações sobre ferramentas tecnológicas necessárias para educação especial. “Vejo como uma iniciativa bastante positiva. Levar informações tecnológicas a pessoas que estão nos municípios mais longes é uma maneira de atualizar o corpo docente e, consequentemente, beneficiar os alunos com deficiência”, ressaltou.
“Haverá um momento interessante no curso onde os participantes confeccionam recursos de baixa tecnologia. Uma colher adaptada, por exemplo. Isso é valioso para a educação especial”, destacou o instrutor.
As tecnologias assistivas disponibilizam o maior número de recursos possíveis às pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida e visam promover a inclusão social, em especial no ambiente escolar.
“Estou fascinada com a diversidade de conhecimentos adquiridos nessa formação e, ao chegar ao município, pretendo colocar o que aprendi na prática. Vou começar por um processo de conscientização da família desse aluno. Vejo que o trabalho tem que começar pela aceitação dos familiares de que o estudante com deficiência pode sim alcançar seu sonho, que é de obter uma formação”, destacou Silvana Pereira de Almeida, professora do município de Barra do Corda.