Com a finalidade de debater com a comunidade escolar e a sociedade, temas transversais como sexualidade, gravidez na adolescência e violência, foi realizado nessa quinta-feira (15), no auditório da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), o seminário “Adolescência, Juventude e Sexualidade”. A iniciativa é do Centro de Ensino Y Bacanga, com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais.
O seminário faz parte das ações do programa “Saúde e Prevenção nas Escolas” e visa privilegiar a escola como espaço para a articulação de políticas públicas voltadas para adolescentes e jovens. O programa tem como objetivo auxiliar nas ações de formação continuada de profissionais da educação que atuam junto aos alunos do ensino médio.
Ao participar do evento, o secretário de Educação, Pedro Fernandes, destacou a importância do projeto e ressaltou as lições que deixou o Papa Francisco em sua vinda ao Brasil. “Fico bastante satisfeito em participar de iniciativas como esta e destaco as lições que nos deixou o Papa Francisco, quando nos ensinou que não devemos deixar que nos roubem a esperança. Devemos, sim, ser portadores dela. Com eventos como este, minha esperança fica fortalecida, fico convicto de que a Seduc tem um compromisso definido, que é promover educação pública de qualidade em todo território do Maranhão, com responsabilidade, compromisso e valores éticos”, enfatizou.
O secretário também frisou a importância da escola como espaço democrático. “Queremos que nossas escolas se transformem em espaços democráticos, com grêmios, colegiados e conselhos de classe auxiliando na gestão dos recursos e definindo prioridades”, realçou. “É necessário ouvir a juventude na sua inquietude e também é fundamental que a juventude aprenda com a experiência dos mais idosos. A educação só acontece com a participação e envolvimento de todos”, arrematou Fernandes.
“É bastante salutar ver que a escola Y Bacanga por meio de uma gestão compartilhada e democrática está ultrapassando os muros do saber de conteúdos e preparando o jovem para a vida. Essa iniciativa fortalece o diálogo com a sociedade e auxilia na oferta de uma educação de qualidade”, observou a secretária Adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira.
Segundo a gestora da escola, Lourdimar da Glória Sales, o trabalho tem reflexo na sala de aula. “Começamos esse trabalho desde abril. O mais importante, no entanto, é o reflexo positivo que está acontecendo na sala de aula. Por isso sentimos que era necessário envolver outras escolas para compartilharem essa experiência exitosa”, relatou.
Para Ronildo José, pai de aluno da escola, com iniciativas como esta, a escola abre um canal de diálogo com a sociedade e a família. “É satisfatório chegar em casa e ver que seu filho sabe discutir assuntos polêmicos com segurança e propriedade. Podemos observar então que essa política de gestão esta dando certo”, disse.
Além de parabenizar a iniciativa, a secretária adjunta de Projetos Especiais da Seduc, Conceição Andrade, destacou a importância da participação da comunidade. ”Parabenizo a iniciativa do CE Y Bacanga e ressalto a importância do envolvimento e participação da comunidade escolar em iniciativas como esta. Também chamo a atenção para a busca das parcerias, que foram fundamentais para o êxito do seminário”, concluiu.
Participaram do seminário, representantes de 18 escolas instaladas na área Itaqui-Bacanga, que atuarão como agentes multiplicadores nas salas de aula de escolas da rede estadual de ensino na região.
Publicado em Geral na Edição Nº 14781
Comentários