Elevar a autoestima e proporcionar melhor qualidade de vida aos professores, melhorando o relacionamento interno e externo ao ambiente escolar. Estes são os principais objetivos do projeto ‘Educação e Qualidade de Vida para Docentes’, lançado na sexta-feira (20), por professores da Unidade Regional de Ensino de Zé Doca. Na abertura do projeto, que ocorreu no auditório da escola Nelson Serejo de Carvalho (CEMA), o professor e psicólogo Ednaldo Carvalho realizou uma palestra cuja temática foi ‘Autoestima e Motivação’.
A palestra contou com a participação de todos os professores que integram as três escolas estaduais da cidade de Zé Doca.
O projeto foi uma iniciativa da professora de Língua Portuguesa, Gianne Bastos Estrela Muniz, integrante das ações formativas para o Ensino Médio na URE, e contou a colaboração das técnicas pedagógicas: Amélia Belesa, Celma Cardoso, Maria de Lourdes e Suelem Silva Sousa.
O projeto teve como fundamentação o conhecimento da realidade de sala de aula e a ausência de atividades voltadas para a qualidade de vida dos professores.
As atividades serão desenvolvidas durante todo o ano letivo de 2016, com a presença de especialistas na área de Psicanálise, Psicologia, Fonoaudiologia, que estarão palestrando temas sobre: autoestima e motivação; humanização e ética em sala de aula; o poder da palavra e sua influência no comportamento e nas relações interpessoais; estresse do professor/conflitos - como lidar com isso e solucioná-lo. 
Também serão abordados os problemas de saúde que afetam o professor. O projeto será acompanhado sempre por um educador físico para as atividades de interação e dinâmicas.
O gestor URE de ZÉ Doca, professor José Borges, destacou a importância do projeto. “Este projeto dará subsídios para o aprimoramento da qualidade de vida e, consequentemente, do bom relacionamento e dinamismo entre os colegas de trabalho e com os alunos, visando desta forma a elevação do índice de aprendizagem dos alunos”, ressaltou.
O diretor regional de educação, Ezequiel da Silva Vilar, destacou a relevância do projeto. “É um trabalho fundamental para os professores com vistas à qualidade de vida de cada docente, além de servir de espaço para compartilhamento e troca de experiências”, enfatizou.
A professora de geografia Mirian Costa dos Reis da Silva, da escola C.E Nelson Serejo de Carvalho parabenizou a iniciativa da regional e avaliou o projeto. “Parabenizo à regional e esse projeto é excelente. Nunca tinha visto algo assim voltado para o professor, gostei! A interação das escolas é muito boa”, disse.