Um total de 70 professores da rede pública estadual de ensino participou do I Seminário sobre Educação Inclusiva e Psicanálise: Desafios da Educação Inclusiva com crianças psicóticas e autistas realizado, na sexta-feira (8) e no sábado (9), no auditório da escola Upaon Açu, em São Luís.
O seminário, que teve como principal temática a educação inclusiva com crianças psicóticas e autistas, visa fomentar discussão sobre a inclusão como paradigma de funcionamento da instituição escolar, com destaque para a função segregadora da escola.
A participação dos professores no evento foi fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Centro da Infância e Adolescência Maud Mannoni (CIAMM), como parte da política de formação continuada dos docentes da rede.
“A vontade de incluir deve começar, principalmente, nas instituições de ensino. O processo de ensino aprendizagem deve refletir o papel segregador da escola, seja por razões sócio-educativas, políticas, econômicas e éticas. Por isso, é importante o apoio da Seduc para que esses profissionais sejam capacitados para trabalhar com esses alunos que precisam de cuidados especiais” , ressaltou a supervisora de Educação Especial da Seduc, Socorro Almeida.
Dentre os assuntos discutidos no seminário estão o paradigma inclusivo: questões político – ideológicas; psicose e autismo; inclusão da escola daqueles que estão “fora do discurso”; psicanálise, psiquiatria, saúde mental, dentre outros.
Além de palestras e mesas redondas, o encontro contou, ainda, com lançamento e autógrafos de livros e a presença do professor Rinaldo Voltolini, que é doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e Pós-doutor em Psicopatologia e Psicogênese (Universidade Paris XIII); e do professor William Amorim, psicanalista, presidente do CIAMM, e do Ifma/Campus Monte Castelo.
Publicado em Geral na Edição Nº 15078
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