A Professora Dra. Sannya Rodrigues, coordenadora pedagógica de Design Educacional na Universidade Estadual do Maranhão, participará, nos dias 28.04, 01, 04, 07 e 05.05, da Jornada Virtual ABED de EAD - JOVAED, que trará este ano o tema Inovação em Educação a Distância. A Jornada é direcionada para participantes de todo o Brasil e as atividades são oferecidas de forma online.
Dessa forma, de acordo com o projeto aprovado, a professora criou um Grupo no Facebook que debate o seguinte tema: Professores e o B-Learning: O uso de redes sociais na formação pedagógica continuada, mostrando, assim, que as redes sociais também podem potencializar o aprendizado, visto serem espaços informais que permitem interação, autonomia e colaboração entre pares. Será, portanto, uma formação continuada de professores numa comunidade online para ajudar no planejamento de aulas semipresenciais ou b-learning, como é conhecida nas experiências europeias e norte-americanas. O público-alvo são professores do ensino superior ou que venha a lecionar nesse nível.
“Uma série de professores, hoje, se vê diante da necessidade de incorporar elementos da EaD na sua aula presencial, seja porque podem dispor de 20% da sua carga horária, seja porque começam a perceber as vantagens e potencialidades das tecnologias como ferramentas educativas. Inicialmente, montamos uma comunidade no Facebook que servirá para reunir professores para partilha e discussão sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Consideramos uma experiência de discussão partilhada e de produção de planos didáticos para o uso das TICs no apoio à fase à distância das disciplinas”, explica a professora.
A formação e discussões serão feitas da seguinte forma: Num primeiro momento será uma fase de apresentação da proposta da comunidade, com datas (assinaladas acima) e atividades e apresentação dos participantes e suas expectativas. Num segundo momento, será feita uma apresentação das implicações da modalidade b-learning e do uso de TICs na sala de aula. Num terceiro momento, contará com apoio teórico no planejamento de aulas para a fase à distância das disciplinas. Num quarto momento, inicia-se período de produção de planejamentos das disciplinas incorporando na fase à distância. Este momento pode ser em coautoria, onde os participantes poderão negociar os caminhos, decisões, conteúdos, recursos e plataformas escolhidas. Num último momento, partilharão os planos finalizados que receberão o feedback do coordenador da atividade e dos colegas, que poderão ter acesso depois de finalizado o plano.
“A comunidade pode ficar aberta para manutenção das discussões como local para disponibilizarem e colocarem em prática o planejamento, quais as dificuldades enfrentadas, as ajudas que os pares podem dar, o feedback dos alunos quanto a esta nova metodologia e modalidade de aula. E, por fim, podemos reunir a avaliação da formação e das práticas com a inclusão da modalidade b-learning”, destaca a professora Sannya.
Publicado em Geral na Edição Nº 15284
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