Atendimento ao cidadão até sábado

A abertura da 3ª Semana de Prevenção e Combate ao Superendividamento do Procon/MA aconteceu na manhã dessa quarta-feira (15), em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, e o atendimento já está em pleno funcionamento. Com horário de 10h e 22h, o mutirão se estende até o dia 18 de março. Apenas no primeiro dia, mais de 200 atendimentos foram realizados.
O evento, que tem como principal objetivo renegociar débitos, iniciou com palestra do presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, falando sobre as comemorações do Dia do Consumidor (15 de março), sobre como evitar o superendividamento e sobre os avanços alcançados desde a promulgação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990.
Para o presidente do Procon, Duarte Júnior, a Semana de Prevenção e Combate ao Superendividamento é de suma importância, pois possibilita ao consumidor resolver problemas relacionados ao equilíbrio financeiro. “Nós enfatizamos o combate ao superindividamento para incentivar a melhoria de vida de todos os cidadãos maranhenses, a partir da boa gestão do orçamento familiar”, destacou o presidente.
A procura pelo atendimento e negociação de dívidas foi intensa durante todo o dia. Magnólia Jesus foi uma das consumidoras que conseguiu renegociar sua dívida. A agente de saúde possuía oito contas da Cemar em atraso, por conta de imprevistos que comprometeram seu orçamento. No evento, negociou o débito junto à empresa, com exclusão dos juros e parcelamento. “Com esse valor agora eu posso pagar!”, comemorou Magnólia.
Com a intermediação, o órgão busca facilidades junto às empresas parceiras, que incluem descontos e abatimento de multas e juros, e a possibilidade de parcelamento dos valores a serem definidos junto aos consumidores, de forma harmônica. Além disso, o evento conta com a emissão de documentação básica, como RG, CPF e antecedentes criminais, por meio do VIVA.
Para ter acesso a renegociação da sua dívida, é preciso ter em mãos todos os documentos que comprovem o débito (contrato, boletos bancários, comunicados dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, etc.), além dos documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência).
Quem não possui débitos a negociar, mas tem interesse em receber orientação sobre como administrar de forma responsável a renda familiar, também pode participar do evento. Durante os quatro dias de programação, serão distribuídas cartilhas de conscientização sobre o consumo consciente e a equipe do órgão estará disponível para este tipo de atendimento.

Parceiros
Na capital, participam do mutirão empresas de telefonia fixa e móvel, como Claro, Tim, Vivo, as TVs por assinatura Sky e NET, a instituição financeira Itaú, concessionárias de serviços públicos, CEMAR e CAEMA, e a instituição de ensino Pitágoras. A CDL também estará à disposição para realizar consultas ao SPC/Serasa. Dívidas com outros fornecedores, como bancos e administradoras de cartões de crédito, poderão ser realizadas por meio do atendimento do Procon/MA.
Além de São Luís, todas as 29 unidades do Procon/MA distribuídas pelo estado realizam o evento em alusão ao Dia Internacional do Consumidor. Entre os municípios participantes estão Bacabal, Imperatriz, Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, São João dos Patos, Caxias, Codó, Timon, Cururupu, Presidente Dutra e São José de Ribamar.