Realizado com sucesso o I Seminário Estadual de Capacitação em Gestão Pública para Primeiras-Damas e Cavalheiros Municipais. O evento ocorreu no auditório do Colégio Frei Germano de Cedrate, em Trizidela do Vale (MA), na sexta-feira (25) e sábado (26). Delegações dos municípios de Igarapé Grande, Olho d’Água das Cunhãs, Trizidela do Vale, Bom Jardim, Governador Eugênio Barros, Lima Campos, Tasso Fragoso, Turiaçu, Aldeias Altas e Palmeirândia compareceram ao evento, que proporcionou uma discussão sobre o papel desse segmento na gestão municipal.
Presentes a secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar; o assessor especial da Secretaria de Assuntos Políticos, Christian Noronha, que na ocasião representou o secretário Hildo Rocha; as deputadas estaduais Vianey Bringel e Francisca Primo; o deputado Raimundo Louro; o prefeito de Bom Jardim e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), Roque Portela; e a primeira-dama do município Hugo Napoleão e presidente da Associação Piauiense das Primeiras-damas (APPD), Maria da Cruz Santos, entre outras autoridades.
A primeira-dama de Trizidela do Vale e anfitriã do seminário, Francisca Rosa Freitas, destacou a importância de estar recebendo as primeiras-damas e cavalheiros em sua cidade para discutir gestão pública. “Estamos reunidos com autoridades governamentais e com primeiras-damas e cavalheiros municipais, proporcionando um momento histórico para Trizidela do Vale, região do Médio Mearim, assim como para todo o Maranhão”, declarou Francisca Rosa.
Durante o seminário foram realizadas oficinas nas áreas de assistência social, ministrada pela gestora de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Seir), Jacinta Maria Santos; de Educação, proferida por Lúcia Carvalho, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); de Meio Ambiente, pela turismóloga Poliana Gatinho; e de Saúde, por Ronald Damasceno, que é Conselheiro Estadual de Saúde.
Na avaliação de Mariluce Moraes, primeira-dama e secretária de assistência social do município de Palmeirândia, o encontro foi inovador, pois proporcionou troca de experiência entre as primeiras-damas das regionais maranhenses. Ela acrescentou, ainda, que acredita no trabalho da entidade, inclusive, na busca de uma solução para os entraves no processo de acesso a recursos públicos.

Ademma
Como resultado do evento, as primeiras-damas presentes se articularam em torno da criação da Associação de Desenvolvimento dos Municípios Maranhenses (Ademma), entidade voltada para viabilização de políticas públicas. A presidente é a primeira-dama de Trizidela do Vale, Francisca Rosa, sendo que haverá vice-presidências em cada uma das regionais maranhenses.
A primeira reunião da entidade acontecerá nesta sexta-feira (1º), às 8h30, no auditório da Semu (Avenida Colares Moreira, Qd 19, casa 02, Calhau - antigo Maciel Jardins). Na ocasião, será aprovado o Estatuto e a Ata de fundação. Em seguida, haverá coletiva à imprensa.

Movimento maranhense
A necessidade da organização de um movimento municipalista de primeiras-damas e cavalheiros municipais surgiu há aproximadamente um ano, logo após edição da Marcha Nacional dos Prefeitos, em Brasília. Vários estados brasileiros decidiram fundar organizações estaduais tendo as primeiras-damas como líderes do movimento, entre os quais o Piauí, cuja presidente da APPD, Maria da Cruz Santos, participou do evento maranhense falando sobre o que é a instituição, sua experiência e os trabalhos desenvolvidos.
No Maranhão, a pedido do prefeito e presidente do (Conlagos), Roque Portela, a Ong Juventude Sem Fronteiras realizou um estudo sobre as primeiras-damas e cavalheiros dos 217 municípios maranhenses. Com base no mapeamento, foi elaborado o projeto da entidade, que agora está virando realidade. (Beatriz Carvalho)