São Luís - A realização em São Luís, no mês de julho deste ano, de três importantes encontros nacionais na área médica de abordagem técnico-científica, entre eles o I Congresso Maranhense de Medicina, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), foi um dos assuntos discutidos pelo secretário Ricardo Murad e pelo subsecretário José Márcio Leite, em encontro esta semana com o presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM), José Leite Saraiva. Entre outros compromissos, o acadêmico veio a São Luís ministrar palestra sobre a importância da FBAM no cenário médico nacional.
Ao final da palestra, realizada na sede do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), José Leite Saraiva recebeu o título de membro honorário da Academia Maranhense de Medicina (AMM), que hoje é presidida por José Márcio Leite. Estavam presentes os acadêmicos Haroldo Silva e Souza, Luis Henrique Bacelar, Aldir Penha Costa Ferreira, Aymoré Alvim, Maria do Desterro Nascimento, Lúcia Fernanda Viana, Ruy Palhano, Maria da Glória Martins e Antônio de Pádua.
Congressos
O encontro do presidente da FBAM com o secretário, também, serviu para acertar detalhes da realização do XIV Conclave Brasileiro de Academias de Medicina, que acontecerá durante os dias 4, 5 e 6 de julho deste ano, na capital maranhense. O evento será uma homenagem aos 400 anos de São Luís e acontecerá simultaneamente a outros dois eventos de medicina na capital. “Além do Conclave, teremos mais dois grandes eventos da área médica: o I Congresso de Medicina do Maranhão e o Congresso de Cirurgia 2012”, explicou José Márcio.
No Conclave Brasileiro estarão presentes os presidentes de todas as academias de medicina do país. “Trouxemos o Conclave de São Paulo para ser realizado aqui, especialmente para os 400 anos de São Luís. Estou muito satisfeito com o empenho para a realização deste encontro. É muito importante o envolvimento de todos, onde sempre digo que é preciso ser acadêmico e não estar acadêmico”, destacou José Leite Saraiva.
O Congresso Cirurgia 2012 trará a São Luís vários cirurgiões do país para tratar sobre assuntos relacionados ao tema. “Vários cirurgiões de Juiz de Fora, em Minas Gerais, já estiveram aqui para acertar detalhes do evento. Faremos durante o congresso uma programação cirúrgica no Hospital Tarquínio Lopes Filho, onde os cirurgiões maranhenses irão operar em conjunto com os de outros estados para que seja feita uma mensuração do nível cirúrgico no estado”, relatou o presidente da AMM.
Ainda de acordo com o subsecretário, o I Congresso Maranhense de Medicina terá como tema Doenças Crônicas Não-Transmissíveis - O desafio do século XXI e contará com a presença de mais de 100 convidados nacionais, entre eles o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e Jarbas Barbosa, secretário Nacional de Vigilância em Saúde, que irá proferir palestra sobre doenças não-transmissíveis, a mesma dada por ele aos membros da Organização das Nações Unidas (ONU). “Para homenagear os médicos do Maranhão, foi criada uma Medalha de Mérito da Saúde Pública, que será entregue durante o congresso”, adiantou José Márcio. (Paula Martins)
Comentários