Brasília-DF - O preço médio do minuto da telefonia celular no Brasil caiu 41% em dois anos. Essa queda refletiu principalmente no aumento da base de clientes da telefonia móvel, permitindo que cada vez mais brasileiros usufruam desses serviços. O ritmo das ativações já é de mais de um celular por segundo, levando o País a superar 236 milhões de usuários de telefonia móvel.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o preço médio do minuto da telefonia móvel, com impostos, caiu de R$ 0,34 no fim do terceiro trimestre de 2009 para R$ 0,20 em setembro de 2011. No mesmo período, o índice que mede o tempo médio mensal de uso do celular por usuário (MOU na sigla em inglês) subiu 38%, de 88 minutos para 122 minutos.
A forte competição, aliada aos ganhos de escala, é bastante significativa e tem sido fator importante para impulsionar a queda dos preços. De acordo com o Índice de Hirschman-Herfindahl (IHH), que avalia o grau de concentração de um segmento, o mercado brasileiro de telefonia móvel é um dos mais competitivos do mundo.
O número total de celulares cresceu 42% em relação a setembro de 2009, quando foram registrados 166 milhões de usuários. Além de crescimento em números absolutos, a telefonia móvel também apresentou expansão de sua cobertura, com os serviços sendo ofertados hoje em municípios que concentram 99,98% da população brasileira.
Os municípios onde moram 78,6% da população brasileira já dispõem de serviços de quatro ou cinco operadoras. Esse índice sobe para 85,8% da população quando consideramos a presença de pelo menos três operadoras. (Assessoria de Imprensa Telebrasil)