O Sebrae lançou edital que visa a disseminação da oferta de educação empreendedora nas instituições de ensino superior. As faculdades que desejam incluir o ensino do empreendedorismo em seus currículos agora têm até o dia 12 de agosto para encaminhar ao Sebrae (no endereço “mailto:edital.ies@sebrae.com.br”) suas propostas, apresentando as linhas de ação de interesse.
De acordo com Reijane Goés Almeida, gestora do projeto Negócio a Negócio do Sebrae Maranhão, as instituições que desejarem incluir a disciplina educação empreendedora no currículo terá todo o apoio do Sebrae. “O Sebrae disponibilizará todo o suporte para o ensino da disciplina de empreendedorismo, desde a metodologia e capacitação dos professores, à distribuição de material didático”, explica.
Para o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto, a educação empreendedora no ensino superior é essencial, visto o interesse, a cada dia maior, dos jovens em ter seus próprios negócios. “Nossas pesquisas mostram que cinco em cada dez estudantes brasileiros sonham em ter seu próprio negócio. Investir na formação desse público significa então garantir uma melhora futura da qualidade do empreendedorismo brasileiro”, disse.
Edital
O edital - disponível no endereço http://gestaoportal.sebrae.com.br/customizado/sebrae/institucional/chamadas-de-projetos/resumo-das-chamadas/novo-background/ee-edital-com-ies.pdf - traz uma série de soluções, nas quais a instituição deverá optar na hora da inscrição. A instituição pode colocar em sua proposição uma, várias ou mesmo todas as soluções do Sebrae. Caso a universidade já tenha algum produto de ensino de empreendedorismo ou queira desenvolver em conjunto com o Sebrae, também poderá colocar em sua proposta.
O Sebrae destinará até R$ 150 mil para cada projeto aprovado. No entanto, a instituição de ensino deve oferecer uma contrapartida de 30% do investimento total do projeto. Os resultados preliminares serão divulgados no dia 27 de agosto e, os finais, no dia 30 do mesmo mês. Somente poderão ser analisadas as propostas apresentadas por Instituições de Ensino Superior (IES) - faculdades, centros universitários ou universidades, públicas ou privadas - credenciadas pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC/SESu.
Confira as principais soluções oferecidas pelo Sebrae
Disciplinas de Empreendedorismo: Especialmente formatada pelo Sebrae para aplicação no Ensino Superior. O Sebrae capacitará os professores e oferecerá os materiais instrucionais para o ensino da disciplina. A faculdade deverá estimar a demanda inicial pela disciplina e dimensionar o número de educadores a serem capacitados; organizar a formação das turmas de alunos para aplicação da disciplina; providenciar as cópias do material fornecido pelo Sebrae e realizar pesquisa de reação para subsidiar o Sebrae quanto à qualidade da solução educacional.
Bota pra Fazer: É uma plataforma educacional, em parceria com o Instituto Endeavor, com objetivo de desenvolver cursos de empreendedorismo e criar novos negócios nas universidades. O módulo básico para aplicação são cem exemplares do material instrucional, mais acesso on line ao portal da solução e capacitação de até 20 professores na metodologia. A instituição precisa estimar a demanda inicial pela solução e indicar o número de professores a serem capacitados na metodologia, além de organizar as turmas.
Publicações de pesquisas e teses: Viabilização da publicação de trabalhos acadêmicos sobre empreendedorismo. O Sebrae estimulará o credenciamento das editoras universitárias e subsidiará publicações de temas relacionados à missão do Sebrae. A proposição de publicação deverá constar do projeto a ser apresentado pela instituição com custos estimados e cotação com, no mínimo, três fornecedores.
Licenciamento de produtos Sebrae: Poderão ser licenciados diversos produtos já validados do Sebrae, tanto na área de empreendedorismo como na de gestão empresarial para quem está começando, entre eles: Aprender a Empreender, Iniciando um Pequeno e Grande Negócio, programa Próprio e Empretec. O Sebrae oferecerá capacitação e materiais a serem reproduzidos pela instituição.
Outras linhas de ação: Atividades ligadas diretamente à oferta de educação empreendedora e que não se enquadrem nas alternativas acima descritas serão consideradas, desde que forneçam oportunidades aos estudantes da instituição proponente.
Comentários