Secretário Aluísio Mendes e demais autoridades na abertura do Seminário de Ações Estratégicas da Polícia Civil do Maranhão

Discutir as ações e estratégias de atuação da Polícia Civil para os próximos dez anos, bem como a padronização dos procedimentos de Polícia Judiciária, visando à otimização na prestação do serviço e a excelência no atendimento e, ainda, um combate mais efetivo da criminalidade em todo o estado, estão entre os objetivos norteadores do II Seminário de Ações Estratégicas da Polícia Civil do Maranhão.
O encontro é uma promoção da Delegacia Geral de Polícia Civil e está reunindo, até sexta-feira (27), cerca de 100 profissionais, entre delegados titulares das Distritais, Regionais, Especiais, Especializadas e Plantões de Polícia, além dos da Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública (SAISPs) e das Superintendências. O evento ocorre no Hotel Praia Calhau, na Litorânea.
Durante a abertura, o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, destacou a importância na realização desses espaços de discussão. "Hoje temos uma Polícia Civil mais focada e preparada, e isso se deve ao planejamento dos seus gestores que estão dando uma nova imagem a Instituição. Os novos investigadores e delegados que serão incorporados encontrarão uma Polícia Judiciária mais motivada e compromissada. O Governo do Estado continuará investindo fortemente na melhoria das condições de trabalho destes profissionais", pontuou.
O seminário foi dividido em duas etapas. A primeira contemplou um painel de ações da Polícia Civil do Maranhão; e na segunda serão ministradas diversas oficinas, o que está previsto para acontecer nesta sexta-feira (27).
Já a delegada geral, Maria Cristina Resende, lembrou o empenho dos investigadores e delegados. "Nossos resultados são frutos de muito trabalho dos nossos investigadores e delegados que compõem a Polícia Civil. Este momento no qual estamos nos reunindo é o primeiro passo para que nossas ações tenham resultados muito mais vultuosos dos que estamos apresentando atualmente", frisou.

 Programação
No primeiro dia de evento foram debatidos os objetivos e ações das superintendências de Polícia Técnica-Científica (SPTC), de Polícia Civil da Capital (SPCC), do Interior (SPCI) e Estadual de Investigações Criminais (Seic). O gestor de cada órgão pontou os resultados e as proposições para a atuação de cada órgão.
Um dos pontos destacados foi à explanação do Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo). A nova ferramenta vem sendo implantada em todo o estado. O intuito, de acordo com a delegada Maria Cristina, é que um banco de dados seja unificado e que as ocorrências sejam informatizadas em todos os 217 municípios.
Outros temas debatidos foram os projetos de cunho preventivo-social, como os de enfrentamento ao uso de crack, com destaque para as ações deflagradas pela Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública (SAIPS) Oeste e, ainda, o projeto "Delegacia Geral nas Comunidades", no qual a Polícia Civil desenvolve palestras dos mais variados assuntos como drogas, álcool, prostituição infantil dentro de cada unidade escolar, sempre focando na prevenção.

Lançamento
Aproveitando a ocasião, o delegado de Polícia, Cleopas Isaias Santos, do 16º Distrito Policial, localizado na Vila Embratel, apresentou o livro de sua autoria "Justa causa para investigação policial", lançado recente. Além dele, foram apresentadas as diretrizes da Campanha Doze Zero, esta que será oficialmente lançada no próximo mês.
Na sexta-feira (26), acontecerão oficinas temáticas propostas pelos delegados, onde serão explanados temas relacionados à atividade policial.