Adílio Costa Ribeiro e Elomy Soares presos com nove quilos de maconha

Um trabalho de investigação da Superintendência de Polícia Civil do Interior, (SPCI), nas cidades de Guimarães e Santa Helena, resultou na desarticulação de duas pessoas envolvidas com o tráfico de entorpecentes, e na apreensão de nove quilos de maconha prensada aptas a serem comercializadas na capital maranhense.
Na operação, a polícia prendeu o vigilante Adílio Costa Ribeiro, 28 anos, e Elomy Soares, 31 anos, que segundo informações, já foi detido em outra oportunidade portando 20 cabeças de merla.
A dupla que reside na 5ª Travessa Nossa Senhora das Graças, no Bairro da Liberdade, foram pegos transportando drogas próximo a Rampa Campos Melona, na Praia Grande, na noite de segunda-feira (7), por volta das 19hs.
Conforme explicou o superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair de Paiva Lima, informações obtidas pela polícia indicam que os dois já faziam este trabalho há algum tempo. Segundo a polícia, a droga vinha por meio de embarcação do interior para ser comercializada em São Luís.
“Nós conseguimos levantar suspeitas do transporte do material. Com isso, as forças policiais começaram a investigar o fato, pois já existiam algumas denúncias. As informações apontavam, ainda, que pela embalagem da droga tratava-se de algo bem profissional, fato esse que a Polícia Civil vai investigar mais a fundo”, afirmou o delegado Jair.
Com base em informações repassadas pela Delegacia da Cidade de Guimarães, os nove quilos de maconha apreendida após a abordagem da Polícia em São Luís, seria de produção da cidade de Central, no interior do Maranhão.
No momento da ação, a Polícia montou campana e conseguiu apreender a droga que estava no interior de um veículo Gol antigo, de propriedade do traficante Adílio Costa. Os dois foram encaminhados à Delegacia para lavratura do flagrante.
Em depoimento, os traficantes relataram que foram contratados por um homem conhecido apenas por “Damar” que reside no Bairro do São Francisco, em São Luís. Ainda segundo eles, havia um serviço para transportar um cofo de farinha que vinha da embarcação Coração do Mar.
Ainda, em depoimento, o feirante Elomy Soares relatou que pediu o carro de Adílio Costa para transporte de um cofo de bananas pelo valor de 15 reais. Eles, segundo o interrogatório, não sabiam da existência da maconha que estava vindo da embarcação de Guimarães.
Elomy Soares e Adílio Costa foram autuados em flagrante delito pelos crimes de tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico. Após a apresentação na SPCI, eles foram encaminhados ao Centro de Triagem no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Já a droga foi encaminhada ao Instituo de Criminalista do Maranhão para maiores apurações.

Investigações
O delegado Jair de Paiva disse que vai entrar em contato com o Departamento de Narcóticos (Denarc) e a Superintendência de Polícia Civil da Capital para dar apoio às investigações, já que existem mais pessoas envolvidas na comercialização e no transporte dessas substancias em São Luís.
As investigações apontam ainda, que quando a embarcação atracava no Terminal Hidroviário, as drogas eram espalhadas pela capital por meio de bicicletas.
De acordo com o superintendente, “Damar” como foi relatado pelos traficantes, será fruto de investigações da Polícia, no sentido de localizar mais envolvidos nesta tipologia de crime.