Visando promover a integração e o lazer da corporação da Polícia Militar, a coordenação de Esporte e Lazer da instituição está promovendo a 1ª Liga de Desenvolvimento Militar. O evento teve início no dia 22 de setembro e segue até o dia 22 de dezembro.
Mais de 900 policiais, entre praças e oficiais, de todos os Batalhões da Região Metropolitana de São Luís e da 7ª Companhia Independente de Rosário estão participando do campeonato. Cada participante pagou uma taxa no valor de R$ 10, que vai compor a premiação em dinheiro aos vencedores de cada modalidade.
O projeto Liga de Desenvolvimento Militar da PMMA é peculiar, uma vez que dá a oportunidade da prática das atividades de lazer a todos os policiais militares, independentemente da faixa etária.
Dentre as modalidades desenvolvidas em grupo estão: futebol de campo, society, futsal masculino e feminino, basquete feminino e masculino. A partir de Novembro vão ser iniciadas as atividades individuais de Corrida de 5 e 10 km; Biathlon (corrida e natação) e Tiro Esportivo.
O evento tem parceria com a Federação Maranhense de Basquete e de Futebol; Secretaria Municipal e Estadual de Esporte e Lazer e a empresa Marcopol. As competições acontecem nos três turnos, no Complexo Esportivo da Polícia Militar, localizado no Comando Geral da PMMA, no Calhau.
De acordo com o coordenador de Esporte e Lazer, capitão Márcio Kemps de Oliveira Costa, o objetivo é integrar, fortalecer e incentivar a prática desportiva na Polícia Militar do Maranhão, com o escopo de fomentar o bem estar físico e mental, mantendo sobre tudo o profissionalismo e a autoestima.
“A Polícia Militar ampliou suas ações nas áreas de esporte e lazer, pois, as práticas desportivas se tornam cada vez mais importantes nas vidas das pessoas, não apenas na conquista do bem-estar e saúde, mas, também, por causa da socialização do indivíduo”, ressaltou o capitão. No encerramento das competições, as equipes vencedoras receberam premiações.