As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas, neste sábado (3) e domingo (4), a partir de 13h (horário de Brasília). No Maranhão estão inscritos 205.705 candidatos e as provas serão realizadas em 77 municípios. Em todo o país foram inscritos 5.791.291 estudantes. O trabalho de logística da edição do Enem deste ano envolverá, no total, 566.617 pessoas em 15.076 locais de prova, distribuídos em 1.615 municípios por todo o Brasil.
O Enem serve como oportunidade para o ingresso em universidades federais ou faculdades particulares, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), via bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni). O exame é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para garantir a segurança do exame, um esquema inédito será testado pela primeira vez neste ano e vai mobilizar agentes do Exército e Polícias Federal, Rodoviária e Militar, além de contar com a participação de quase 20 mil agentes de escolta das Secretarias de Segurança Pública de todo o país.
No Maranhão, o sistema de segurança do Enem 2012 será feito por homens da Polícia Militar, sob a coordenação do major Passos. A PM estará presente em todos os locais de aplicação de prova.
Especificamente em São Luís, o número de inscritos para realização do exame é de 79.030 mil. As provas serão realizadas em 119 locais, distribuídas em diferentes bairros. Cada local terá a presença de policiais militares e os coordenadores de área poderão acionar outros serviços de segurança e saúde, com a mobilização de ambulâncias, de acordo com as necessidades.
A coordenação do Enem alerta os candidatos para o horário dos testes. No Maranhão, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 11h e fechados às 12h, de acordo com o horário local. Atrasos não serão tolerados. A coordenação também chama a atenção para os congestionamentos no trânsito próximos aos locais de prova. Portanto, é importante que os participantes cheguem com antecedência aos locais das provas.
Os candidatos devem levar os documentos de identificação. Serão aceitos: cédula de identidade ou RG, emitida por Secretaria de Segurança Pública; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e Previdência Social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.
Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Provas
O exame terá quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (3), a prova terá 45 questões de múltipla escolha sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e outras 45 sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4h30 de duração.
No domingo (4), serão 45 questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, que engloba Português e Inglês ou Espanhol, e mais 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. Os candidatos terão ainda de fazer uma redação. O tempo para realização da prova nesse dia é de 5h30.
Os participantes devem ficar atentos quanto à caneta utilizada para responder as questões. Somente será aceita caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória, pois o uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas. Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira devem ser depositados na embalagem porta objetos, distribuída a todos os participantes.
Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante; utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos; deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame, podem eliminar o candidato do Enem.