Domingos Cézar
Um carregamento com 12 contêineres de castanha de caju in natura seguirá, em abril, do Porto do Itaqui, no Maranhão, com destino ao Vietnã. A informação foi prestada por Helbert de Oliveira, especialista em comércio internacional, responsável pela vinda a Imperatriz de Embaixadores da Índia, Trinidad e Tobago e das Filipinas.
As castanhas serão adquiridas pela GO4 TRADE INTERNATIONAL TRADE AND SERVICE, empresa belga responsável pela importação do produto naquele país. A comercialização foi feita pela equipe maranhense, coordenada por Helberth de Oliveira, com interesse de promover os produtos maranhenses no cenário internacional.
O fechamento do negócio pode ser considerado uma vitória inédita do empreendedor maranhense. Com experiência em comércio internacional, Helberth de Oliveira e Barbosa conseguiu fechar negócio com o país asiático de forma inusitada. Ele revela que já estão adiantadas as negociações para o envio de um novo carregamento com mais algumas toneladas para o mesmo cliente.
O embarque do produto será acompanhado pela diretora de Importação da empresa compradora, Anne Bonneti, que esteve semana passada em Imperatriz verificando se o produto atendia aos padrões de qualidade exigidos pela indústria de seu país. “Estamos satisfeitos com o produto e pretendemos fechar novos negócios com o Maranhão”, afirmou a diretora.
Para a Empresa Maranhense de Portos (Emap), o carregamento será embarcado no navio TBN e terá importância histórica por demonstrar o grande potencial de crescimento econômico do Maranhão através da exportação. “A estrutura do Porto do Itaqui reúne todas as condições para atender a uma demanda crescente de movimentação portuária no Estado”, afirma Helberth de Oliveira.
Para Oliveira, o Maranhão não pode ser transformado na terra das oportunidades perdidas. “Precisamos gerar mais empregos e oportunidades concretas de trabalho”, advertiu, acrescentando que “precisamos convocar os empresários maranhenses a participarem do esforço para atrair grandes empreendimentos para o Maranhão”.
Montes Altos - O prefeito de Montes Altos, Ajuricaba Abreu (PDT), recebeu a visita da executiva Anne Bonneti, quando discutiram a possibilidade de fortalecer a cooperação e laços comerciais e institucionais entre Montes Altos e a Bélgica e países da União Europeia.
Montes Altos é um dos municípios reconhecidos como um dos promissores municípios do Estado, que tem interesse de receber investidores e autoridades até de fora do país. “E uma das posturas do prefeito é a de atrair novos investimentos e novas oportunidades de desenvolvimento a nossa cidade, ampliando laços e contatos institucionais”, afirma.
Comentários