Idosos de quase 80 anos, mães com crianças e passageiros de todos os tipos sofreram na madrugada de ontem no Aeroporto Prefeito Renato Moreira. O voo JJ 3359 da empresa Latam que deveria partir às 1h45 minutos com destino a Guarulhos e conexões, deixou os passageiros ao léu. "No relento, mesmo" afirmou uma passageira. Passageiros reclamaram sobretudo da ausência de informação precisa. "Virou jogo de empurra - disse outra passageira - uma hora é uma coisa, outra hora é outra. O tempo passa e o avião que é bom não desce". 
O infortúnio começou a partir do horário de partida e durou até às 7 horas da manhã. Muitos passageiros reclamavam da falta de organização no atendimento, principalmente a partir do aviso de cancelamento do voo, efetuado já pela manhã. Passageiros que iriam a Guarulhos, permaneceram na fila, somente para ouvir que deveria voltar a partir das 14 horas, pois o voo estava previsto para às 16 horas e 20 minutos. - Se não tinha que trocar o cartão de embarque, esperar na fila, só pra ouvir isso do atendente, depois de uma madrugada horrível, beira a humilhação, embora na verdade, é incompetência, mesmo. Bastava um aviso de alto e bom som destacou um passageiro, entre tantos, revoltado.  
A reportagem que esteve no aeroporto já no início da manhã, constatou que o mau tempo depois das fortes chuvas, 81 milímetros, segundo o jornal Hora Um, da Globo, que caíram na cidade na noite de segunda feira impediu o pouso da aeronave, que em sua chegada teve que arremeter, alternando, mudando sua rota para São Luís. Depois dessa, uma segunda tentativa resultou em fracasso por volta das 5 horas. Gerou reclamação o fato do piloto fazer nesta última, apenas duas tentativas de pouso.

Passageiros só embarcam 15 horas depois

Inicialmente marcado, depois de tantos contratempos, para as 16 horas e 05 minutos, o voo da Latam deixou o aeroporto de Imperatriz somente às 17 horas. Isto é, com um atraso de 55 minutos, sobre as já atrasadas 14 horas. Passageiros que se destinavam ao sul do país, pernoitaram em São  Paulo para seguirem viagem no dia de hoje. 

Avião da Azul é melhor que da TAM? 

Causou maior insatisfação entre os passageiros da Latam, o fato de um avião Embraer-195 da empresa Azul Linhas Aéreas oriundo de São Luís ter pousado em Imperatriz quase no mesmo horário que o Airbus 320-200 da Latam deveria pousar. Diversos passageiros se perguntavam por que um consegue e outro não?, era a grita geral, enquanto crianças dormiam em bancos e outras, aborrecidas esperneavam nos colos de pais e mães.

Quem paga os prejuízos?

Previsto em Direitos dos Passageiros, a chamada assistência progressiva em situações assim, determina que a empresa aérea providencie nos casos de atraso a partir de 1 hora, facilidade de comunicação tipo ligação telefônica e acesso à internet, o que não feito; atraso de 2 horas, a liberação de um voucher para alimentação o que foi feito somente depois das 4h da manhã, e com 4 horas, hospedagem e transporte até o local da acomodação e de volta ao aeroporto, o que também foi feito. É uma tentativa de minimizar o desconforto mas não impede prejuízos por conta da suspensão do voo. 
Uma senhora que vai a São Paulo tinha consulta marcada para os dois filhos menores para a tarde de hoje e perdeu o horário. Revoltada, ela queria saber quem vai arcar com os prejuízos. - A remarcação da consulta agora depende da agenda do médico e até lá quem paga minhas despesas? 
A solução, já que no aeroporto local, não se consegue neste horário fazer uma reclamação junto à Anac - Agência Nacional de Aviação Civil e não existe Juizado Especial, a saída é guardar os comprovantes, desde o inicial até os da alteração, e ir ao Procom e ao Ministério Público, Vara da Defesa do Consumidor em busca dos direitos.