Para estimular, em pequena escala, a produção de hortas, galinha caipira e peixe e a comercialização como alternativa de aumento da renda familiar, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu a formação “Crescendo e Empreendendo”. Participaram do curso alunos da rede estadual do programa Projovem Campo e agricultores familiares das comunidades de Areal e Pericumã, do município de Bequimão.
Organizado pela Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (SAPE), a capacitação foi estruturada em quatro etapas sequenciais e tem o objetivo de contribuir no planejamento do Projeto “Sisteminha”, que será desenvolvido pelos alunos do programa em parceria com a Embrapa. Foram abordados temas como “descobrindo atitudes empreendedoras, “características do comportamento empreendedor”, “trabalho e negócio” e “pensando no futuro”.
A coordenadora regional do programa em Bequimão, Clenite Salazar, explicou que o Sisteminha é uma formatação de projeto da Embrapa, focada de forma integrada como alternativa para a produção de alimentos, funcionando como uma oportunidade de familiarizar-se, de modo gradual, com oportunidades de negócios que podem ser encontradas no próprio empreendimento.
“Inicialmente, o Sisteminha do Projovem Campo integrará horta, galinha caipira e peixe. A produção em pequena escala para consumo pode ser ampliada pelos alunos e comercializada como alternativa de aumento da renda familiar”, reforçou a coordenadora regional Clenite Salazar.
A partir dos conhecimentos prévios dos participantes, a instrutora do Sebrae, Márcia Gardênia Serra Moto, conduziu as oficinas, incentivando a criatividade dos alunos, contextualizando com as mudanças do mundo do trabalho atual e as oportunidades de inserção nos negócios com autonomia e colaboração.
Para Kelisson Melo, professor de Ciências Agrárias do Projovem Campo, “o curso da Seduc em parceria com o Sebrae traz expectativas de transformação para os educandos do Projovem e suas comunidades, pois essa orientação para desenvolvimento e comercialização dos produtos da agricultura familiar, oportunizará conhecimentos sobre o mundo dos negócios, soluções de problemas com autonomia e criatividade”.
No encerramento da capacitação, o secretário de Educação de Bequimão, Aristides Amorim França, agradeceu a participação da comunidade e reforçou o apoio aos alunos do Projovem para conclusão do curso e continuidade nos estudos, apontando as possibilidades existentes no município para o fortalecimento das práticas de agricultura familiar, inclusive nas escolas por meio do Programa Mais Educação, com a produção de pequenas hortas.
De acordo com a supervisora de Educação do Campo, Célia Regina Campos Santos, com a associação dos conhecimentos adquiridos no Projovem Campo à experiência prática dos alunos por meio dos projetos produtivos e a visão empreendedora proporcionada pelo curso do Sebrae, a comunidade será beneficiada, a agricultura familiar e a economia local fortalecida.