A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Embaixada da Espanha e Associação de Professores de Espanhol do Maranhão (APEEMA), iniciou, nessa segunda-feira (14), a Formação Continuada para Professores de Língua Espanhola. Cerca de 60 professores da rede estadual de ensino e professores ligados à Associação de Professores de Língua Espanhola participam da capacitação que acontece até a próxima sexta-feira (18).
A formação visa proporcionar aos professores de Língua Espanhola do Estado um maior aprofundamento em relação aos conceitos básicos da didática de ensino da disciplina, bem como novas práticas pedagógicas que contribuem para melhoria do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, tornando o estudo da Língua Espanhola mais estimulante.
“O curso de formação continuada em Língua Espanhola é muito importante para os professores que trabalham com essa disciplina, pois possibilita que venhamos a discutir a implantação de novas teorias pedagógicas para que possamos utilizar em sala de aula, sempre no sentido de garantir melhorias significativas para os nossos alunos”, afirmou Neocilene Carvalho Loura Sá, professora do CE Barjonas Lobão.
Marilda Regina Medeiros Céspedes, presidente da Associação de Professores de Espanhol do Maranhão (APEEMA), ressaltou que esse momento também é importante para fomentar e trabalhar o aperfeiçoamento dos docentes da rede estadual de ensino sobre aspectos linguísticos do Espanhol, criando assim, um espaço especial para o estudo da língua estrangeira, seguindo a legislação que determina a obrigatoriedade do ensino da Língua Espanhola nas escolas do ensino médio.
“Todo esse processo de formação é muito importante para que possamos oferecer em todo o Maranhão um ensino da Língua Espanhola com maior qualidade. É importante que os professores tenham esse espaço para conhecer e discutir novas teorias em relação ao Espanhol e utilizar essas ferramentas pedagógicas em suas atividades com seus alunos”, avaliou.
De acordo com a supervisora de Currículo da Seduc, Conceição de Maria Lisboa Andrade, a parceria com a embaixada Espanha acontece desde 2010 e tem como proposta valorizar o uso da língua em diferentes situações e contextos sociais, por meio de um conjunto amplo, que envolve não só o conhecimento do código linguístico, mas, sobretudo, possibilita o acesso a outra cultura e outra história.
Ainda segundo a supervisora, essa necessidade da capacitação é uma exigência da própria Seduc, em relação à obrigatoriedade do ensino da Língua Espanhola nas escolas da rede pública estadual.
“A Língua Espanhola já faz parte do nosso currículo pedagógico, e o processo de formação tem a finalidade de ampliar os conhecimentos dos nossos professores, para que eles possam ter ao alcance ferramentas pedagógicas que venham a melhorar a aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, alavancar os nossos índices educacionais”, destacou.
Para Hérica Romana do Carmo, professora da Unidade Regional de Educação (URE) de Zé Doca que participa da Formação Continuada em Língua Espanhola, o curso é de fundamental importância para a prática educativa. “A formação é de fundamental importância para nossa prática educativa, uma vez que socializamos nossos projetos de ensino com a língua Espanhola, com outros professores maranhenses, e por sua vez, somamos todo conhecimento com as ideias propostas pelos professores do curso de atualização em Espanhol para utilizar na sala de aula de nossos municípios”, disse.
Ao final da capacitação, os professores participantes irão receber o certificado que será emitido pela Embaixada da Espanha.
(Rociléa Dourado)
Publicado em Geral na Edição Nº 15054
Comentários