“A sociedade precisa se unir ao governo contra a criminalidade”. Essa é a análise do historiador Ricardo Balestreri, especialista em segurança pública, em visita à São Luís na última sexta-feira (30), para ministrar palestra sobre o tema. De acordo com Balestreri, é essencial para o retorno da ordem pública que a população contribua com informações sobre os suspeitos dos últimos ataques a ônibus e prédios públicos ocorridos na Região Metropolitana de São Luís.
“A Constituição Brasileira diz que todos são responsáveis pela segurança pública. Então, está na hora de a gente começar a se unir e pressionar, para que a gente possa começar a efetivar mudanças”, disse Balestreri. Segundo ele, o apoio do cidadão é estratégico para o aumento da capacidade preditiva da polícia ante aos atentados. “Não tem ninguém que informe melhor a polícia do que a dona Maria, do que o seu João, do que as pessoas humildes da comunidade que conhecem a mancha criminal do dia a dia, que sabem como ela se locomove”, explicou.
Segundo o historiador, o momento pede, inclusive, que se deixem disputas políticas de lado, para que ocorra o regresso da paz o mais rápido possível. “Esse é o momento de todos se unirem ao Governo do Estado. Esse é o momento de deixarmos questões partidárias. Todos devem se unir ao governador, ao secretário de segurança, para atacarmos decisivamente o crime”, disse Balestreri. “Não se pode negociar com o crime organizado”, ressaltou.
Ricardo Balestreri proferiu a palestra “Segurança Pública no Brasil: desafios e perspectivas”, às 19h desta sexta-feira (30), no auditório Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Publicado em Geral na Edição Nº 15723
Comentários