Nos últimos seis meses houve aumento da procura dos serviços da Ouvidoria do Detran
Anexo – Banner sobre o serviço de ouvidoria realizado pelo Detran

O serviço de ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) está apresentando bons resultados. O mais recente relatório estatístico da Ouvidoria mostra um número crescente de atendimentos e um bom percentual de soluções para os usuários. De maio a outubro de 2016, foram registrados 1.491 atendimentos.
O relatório aponta a eficiência do processo realizado pela Ouvidoria, uma vez que 93% das demandas foram respondidas num prazo máximo de 20 dias. Além disso, cerca de 70 % dos casos foram solucionados de forma imediata, sem a necessidade de passar por outros processos administrativos. Nos últimos seis meses houve um aumento nas demandas. Isso revela um acréscimo de confiança por parte dos usuários, que passaram a procurar mais a Ouvidoria. Eles confiam que serão prontamente atendidos e terão seus problemas solucionados.
Outro fator que colaborou para o aumento de demandas foi a divulgação realizada por meio do projeto Ouvidoria Itinerante, que estendeu o trabalho para várias cidades do Maranhão, proporcionando treinamento de servidores e orientação aos usuários. Projetos especiais como o CNH Jovem, por exemplo, também fizeram com que muitos usuários buscassem o serviço da Ouvidoria.
O relatório também mostra que nos meses de setembro e outubro, houve uma queda significativa das reclamações referentes ao atendimento no Detran, comparativamente com os quatro meses anteriores, o que representa uma redução de 60% no registro de reclamações.
Por meio do trabalho da Ouvidoria do Detran, os gerentes de todos os setores podem detectar problemas e gerar soluções, promovendo uma gestão participativa e eficiente. “Com o trabalho da Ouvidoria, nós podemos realizar uma ação preventiva evitando falhas e o impacto que elas podem acarretar”, afirmou a chefe da Assessoria de Ouvidoria do Detran, Sue Ellen Farias.
O Detran, também, está investido na capacitação dos servidores do setor de atendimento, na melhoria das instalações físicas para promover maior conforto aos usuários e servidores, e em programas de valorização de pessoal com ginástica laboral e palestras educativas. Essas ações positivas estão gerando bons resultados através de um trabalho mais eficiente e ágil.