Segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o Brasil possui 78 milhões de internautas. Entre os atrativos da rede mundial de computadores estão as redes sociais, como o orkut. No entanto, essa ferramenta está perdendo usuários, enquanto o facebook ganha novos admiradores. Há quem diga que o orkut está com os dias contados. Será?
Em entrevista para a revista Veja, o especialista Silvio Meira, que é cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), diz que, apesar do orkut ainda atrair usuários, a tendência é o seu declínio. “Ele está morto do ponto de vista da inovação e do negócio. Ele nunca recebeu atenção estratégica do Google e sequer conta com um plano de negócio que preveja como vai evoluir. O cenário permite antever a hegemonia do facebook no Brasil”.
De acordo com a pesquisa do Ibope, divulgada em setembro do ano passado, o facebook ultrapassou o orkut em número de usuários cadastrados, numa diferença de quase 2 milhões de pessoas. Enquanto o primeiro possui 30,9 milhões de conectados, o segundo tem 29 milhões.
A estudante Marjore Dias, 19 anos, possui as duas redes sociais, mas considera o facebook mais atrativo. “O facebook é mais rápido, mais inovado. Encontro as pessoas mais rápido. Sei de quase tudo que acontece no mundo todo, não preciso ficar adicionando comunidades para ir lá e saber. Por isso é bem melhor o facebook”, diz Marjore. (Mauricio Alves Sousa, colaborador)