São Luís - Um grupo de cerca de 10 operadores e agentes de viagem de Belo Horizonte chegou, nessa sexta-feira (22), a São Luís para a realização de um Famtour, nome da ação de conhecimento in loco de destinos turísticos. Eles, que permanecem no estado durante três dias, vieram ver de perto as atrações do São João, já que é o período da festa, além da comida típica, acervo arquitetônico da cidade, equipamentos turísticos, atrativos e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Em visita aos arraiais instalados na Lagoa da Jansen, Ceprama e Centro Histórico, o coordenador do famtour, Bruno Baía, revelou a emoção do grupo em conhecer a forte cultura do estado. “Posso confessar que estamos surpresos e encantados com o potencial cultural que o Maranhão oferece ao visitante durante o período. Já passamos por diversas localidades durante o São João, só que aqui tem um diferencial, a riqueza da cultura”, destacou.
De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Carlos Martins, a ideia é começar de forma antecipada a promoção do São João do ano que vem. “Começamos, agora, a promover o nosso São João para 2013, convidando profissionais do setor para conhecer o destino e o diferencial do estado para que eles possam incluir em seus pacotes os destinos que o Maranhão oferece”, detalhou.
Além de receber profissionais especializados, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) também deve realizar, a partir do segundo semestre, encontros regionais para a comercialização das festas e destinos do Maranhão.
“Já começamos a programar um calendário de visitas e eventos técnicos aos principais mercados de turistas. Belo Horizonte será o primeiro”, ressaltou.
Famtour
Dentro da programação do famtour, neste domingo, (24), o grupo vai conhecer os principais equipamentos turísticos do polo Lençóis Maranhenses, além dos passeios específicos oferecidos pela região. Na segunda-feira (25), os profissionais retornam para Belo Horizonte.
Comentários