Subestação de São Raimundo das Mangabeiras, inaugurada dia 18 de junho

A melhoria na qualidade da energia fornecida para a população é uma busca constante da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). Para isso, são realizados investimentos contínuos em obras que possibilitam o fortalecimento e expansão do sistema elétrico em todo o Estado. No município de Coelho Neto, leste do Maranhão, destaca-se a construção do Alimentador que atenderá a região, que desde o dia 30 de junho está em pleno funcionamento.
Para a construção do Alimentador de Coelho Neto foram investidos aproximadamente dois milhões de reais. O novo alimentador possui uma extensão de 28 km, em condutor 336,4 (cabos mais largos e de maior condução), que vão desde a Subestação de Coelho Neto até o início da Zona Rural de Duque Bacelar. A obra permitiu a divisão de circuito de energia com o antigo alimentador, que era responsável por toda a área e que causava graves problemas de fornecimento nas duas sedes municipais, por isso, o principal benefício disto é a melhoria do nível de tensão que garante maior continuidade e qualidade do fornecimento de energia para a população.
O técnico de projetos e obras da CEMAR, Adailson Andrade, participou do planejamento do alimentador e explica que “a Companhia notou as situações desfavoráveis enfrentadas por aquela região e buscou diminuí-las. Diante disso, foi possibilitada a construção do novo alimentador, com o objetivo de acabar com estas situações, que variavam desde problemas com níveis de tensão, até a demora no restabelecimento de energia devido à ausência de outro alimentador para transferência de cargas. É notável a importância de tal investimento”, observa.
O novo alimentador ajudará no suporte energético de quatro municípios, beneficiando Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar, Afonso Cunha e os povoados que se encontram na extensão entre estas áreas. Se antes o antigo alimentador era responsável pelo atendimento de 11,8 mil clientes, agora mais de sete mil destas Unidades Consumidoras são acolhidas pelo novo alimentador, uma média de 28 mil pessoas. Isto evita a sobrecarga dos alimentadores, o que reduz o tempo dos clientes sem energia em situações emergenciais, por exemplo.
Somente no primeiro semestre deste ano, a CEMAR investiu mais de 4,6 milhões de reais em obras de extensão de fornecimento energético na região leste do Estado, e sem parar de trabalhar, a Companhia já tem muitas outras obras em andamento. Só para a construção de alimentadores, estão na agenda do setor de expansão da CEMAR as cidades de Caxias, Codó, Santa Quitéria e Timon, além de obras para regularização de gambiarras, melhorias de baixa e média tensão e a instalação de Bancos Reguladores de Tensão e Capacitores para a garantia de qualidade na energia elétrica à população. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)