O BRAINSPOTTING foi descoberto em 2003 por David Grand, um terapeuta de Nova Iorque que trabalhou com os familiares, sobreviventes e socorristas do atentado de 11 setembro. A palavra brainsportting vem da junção de duas palavras em inglês: brain (cérebro) e spot (lugar, local), ou seja,  um “ponto específico no cérebro”. 
Após a ocorrência do trauma, há a formação da memória traumática, a qual vem carregada de emoções e imagens, que podem gerar comprometimentos nas seguintes áreas: cognição, emoção, relacionamento interpessoal e social; além de ocorrer um comprometimento físico.
O BRAINSPOTTING é um método de tratamento focalizado, forte e poderoso, que funciona ao identificar, processar e liberar as fontes neuropsicológicas de DOR FISICA/ EMOCIONAL, trauma, dissociação e uma variedade de outros sintomas desafiadores. Pode também ser entendido como uma forma simultânea de diagnóstico e tratamento, que normalmente estão fora do alcance da mente consciente do paciente, de sua capacidade cognitiva e, até mesmo, sua capacidade linguística. 
Os efeitos terapêuticos serão intensificados com o uso do som bilateralizado, o BRAINSPOTTING oferece ao paciente um senso de contenção e controle. Este método atua em áreas profundas e primitivas do cérebro, permitindo acesso direto aos sistemas autônomos e límbicos do sistema nervoso central. Essa focalização ativa no paciente reações adaptativas de equilíbrio e sobrevivência em relação aos temas trabalhados. Trata-se de um instrumento/tratamento com consequências positivas e ecológicas nos níveis psicológico, emocional e físico.


PROGRAMA DE REGULAÇAO DO CÉREBRO- MATES

As profissionais Dra. Roby Abeles e Salene Souza, ambas radicadas na Austrália, recebem a missão de desenvolver um programa para ajudar pais a se sentirem mais capacitados em seus papeis de cuidadores, e conseguirem se conectar melhor com seus filhos. O PROGRAMA DE REGULAÇÃO DO CÉREBRO-MATES é uma combinação de informações baseadas em estudos e teorias da neurociência sobre o funcionamento do sistema nervoso, e de exercícios somáticos e de mindfulness para a regulação do sistema nervoso.
O objetivo do programa MATES é uma psico- educação para facilitar o entendimento sobre o funcionamento do cérebro, o que é trauma e as reações de defesa do cérebro: Luta/Fuga/Congelamento/ Colapso, assim como a prática das cinco habilidades simples para auto regulação, que chamamos de “chaves do MATES”: Mente (1), Ar (2), Terra (3), Expressar (4) e Soltar (5).

     ————————————-

A psicóloga/psicoterapeuta Diana Régia Meireles Saraiva amplia seus conhecimentos com uma nova técnica de psicoterapia para o tratamento de traumas, participando dos cursos como BRAINSPOTTING (ponto no cérebro) / Programa de Regulação do cérebro MATES, no período de 17 a 28 de janeiro, em Recife/PE.