A frase foi dita pelo secretário de Estado da Infraestrutura durante entrevistas à imprensa esta semana em solenidade de entrega de obras acompanhando o governador Flávio Dino nas regiões Sul e Leste do estado. Clayton Noleto destacou que o Mais Asfalto alcançou 156 municípios maranhenses com obras executadas ou em execução que representam mais de 1000 km, um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, ajudando a melhorar a qualidade de vida e a mobilidade urbana das pessoas. “As pessoas se sentem felizes quando recebem o Mais Asfalto, porque têm a certeza do fim da lama e da poeira, da chegada dos serviços públicos que não eram possíveis, como ambulâncias, viaturas, saúde e o direito de ir e vir plenamente garantido”, assinalou.

Geração de empregos
O secretário disse que, além do Mais Asfalto, o governo Flávio Dino recuperou dois mil quilômetros de rodovias e fez a construção de 1000 km delas por meio da Sinfra, colaborando com os índices que deram ao Maranhão o melhor desempenho na geração de empregos da região Nordeste e o quarto do país segundo os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho. “Perguntam-nos como conseguimos, em meio à maior crise do país, manter os investimentos e a geração de empregos e respondemos claramente que não há fórmula mágica, varinha de condão e sim trabalho e determinação com planejamento, combate ao desperdício, aplicação correta dos recursos públicos, dando-nos o primeiro lugar no Ranking da Transparência Nacional segundo o Tribunal de Contas da União”, justificou Noleto.

Saúde
Clayton Noleto explicou durante a entrevista que um dos grandes desafios do governo Flávio Dino foi, em meio à crise, assumir os problemas herdados da gestão passada como, por exemplo, as mais de 70 construções de hospitais de 20 leitos inacabadas. “O governador e sua equipe tiveram que fazer um redimensionamento, já que este projeto não era reconhecido nem pelo Ministério da Saúde, porque não apresentava viabilidade, nem de custeio, material humano, equipamentos, resolutividade e melhoria efetiva para a saúde dos maranhenses”, disse Clayton Noleto, acrescentando que o governo se concentrou na entrega dos Hospitais Macrorregionais, atendendo à alta complexidade e complementando a urgência e emergência. “A Sinfra teve o prazer de ser a responsável pela execução dos projetos e a Secretaria de Estado da Saúde a gestão. Temos a satisfação de dizer que já entregamos os Macrorregionais de Pinheiro, Caxias, Santa Inês, Imperatriz e em breve Bacabal, Chapadinha e Balsas, além da parceria com as prefeituras  na compra dos equipamentos e o custeio colocando em funcionamento a UPA de Imperatriz e a de Açailândia, entregues recentemente”.

Desafios
O secretário de Estado da Infraestrutura falou da satisfação do governo em ter cumprido a meta de entregar 100 obras no mês de agosto numa maratona e que promete muito mais para setembro. “Fizemos uma verdadeira maratona entregando obras na área de saúde, infraestrutura rodoviária e urbana, educação, segurança pública, levando os investimentos e provando que é possível, mesmo com as adversidades e esta crise que não se via há pelo menos 30 anos, vencer os problemas e encontrar as soluções”, avaliou Clayton Noleto.
Como exemplo da maratona de entrega de 100 das 500 obras em andamento no Maranhão, o secretário citou a visita do governador a Balsas e Chapadinha. “Reiniciamos a obra do Hospital Macrorregional, anunciamos a recuperação emergencial da MA-006 entre Balsas – Tasso Fragoso – Alto Parnaíba, o asfaltamento da zona urbana de Balsas, na saída do povoado Louro, a entrega de UTI móvel e o convênio com o Hospital São José”, enumerou  Noleto, acrescentando que em Chapadinha foram entregues as unidades do CREAS, CRAS, a Escola Paulo Ramos, o novo prédio do Viva e o Sistema de Abastecimento de Água.

Educação
A Escola Paulo Ramos foi citada pelo secretário com muito simbolismo. Ele afirmou durante a entrevista que a unidade não passava por uma reforma há mais de 50 anos e foi praticamente reconstruída, recebendo telhado novo, piso, pintura, centrais de ar, equipamentos novos, como carteiras, quadros, troca de instalações hidráulica e elétrica. “Assim como na Escola Paulo Ramos, já fizemos, em 59 escolas do estado, um investimento de R$ 90 milhões, beneficiando 40 mil alunos, sem falar no Escola Digna, que deve substituir, até o fim do ano, duzentas escolas de taipa e material semelhante por escolas novas prontas para atender com dignidade aos nossos alunos”, destacou Clayton Noleto.
O secretário de Estado da Infraestrutura finalizou a entrevista ressaltando que o Maranhão está no caminho certo. “Vamos cada vez mais intensificar o ritmo sob o comando do governador, que é um homem inteligente, trabalhador, muito sério e que tem um amor muito grande pelo Maranhão”, encerrou, observando que este sentimento irradia toda a equipe de trabalho do governo,  que também se sente muito agradecida pelo carinho e  reconhecimento aos serviços prestados ao povo do Maranhão. (Assessoria PCdoB)