Dotados de cerca elétrica e alarme, todos os 14 núcleos regionais da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) terão o sistema de segurança eletrônica ampliado, com a instalação de câmeras de monitoramento. Recebendo a maior demanda, cerca de 300 atendimentos diários, o prédio sede da Defensoria Estadual, em São Luís, é hoje o único equipado com circuito interno de TV.
Para que o sistema esteja funcionando ano que vem, a Defensoria Pública vai contratar, por meio de licitação, empresa especializada para a instalação dos equipamentos e manutenção do sistema de segurança. O serviço será implantado em todos os núcleos em 2013. O investimento foi autorizado pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, após ofício encaminhado à Corregedoria da DPE pelo defensor público Ricardo Almeida Teixeira, com atuação no Núcleo Regional de Timon.
No documento, o defensor relata sobre os constantes furtos a bicicletas ocorridos no núcleo, tendo como vítimas os assistidos. Segundo o defensor Ricardo Teixeira, mesmo com todo o aparato de segurança, as ocorrências vêm se repetindo. Ao tomar conhecimento do problema, a Subdefensoria Geral oficiou ao major Juarez Sobrinho, da Polícia Militar de Timon, solicitando a realização de ronda mais efetiva nas proximidades do núcleo, localizado no Centro do município.
Preocupado com a questão, a partir do fato ocorrido em Timon, Aldy Mello Filho decidiu estender o benefício para todas as demais unidades de atendimento, o que representará mais comodidade, segurança e tranquilidade para os defensores públicos, servidores e para a população assistida pelo órgão. (Lucienne Santos)